Demissões causam tumultos em casas de bingo

Muito tumulto em frente ao Millenium Village Bingo, na Rua Voluntários da Pátria, centro de Curitiba, ontem à tarde. Os funcionários da casa descobriram que foram demitidos e, para piorar, ficaram sabendo que a direção do bingo os mandou embora por justa causa. Ou seja, sem receber os direitos trabalhistas. Eles vão receber apenas os dias trabalhados em abril.

Um dos cerca de sessenta funcionários do bingo, insatisfeito com a situação, acabou se envolvendo numa confusão com um dos administradores da casa. Após uma discussão, quando o representante do bingo foi chamado de caloteiro, os dois quase foram às vias de fato. A Polícia Militar foi chamada para tranqüilizar a situação. “Ficamos surpresos ao saber que vamos receber só o saldo do salário. Vamos entrar com uma ação para garantir nossos direitos”, reclamou Nilton Faria, que era segurança do bingo. A atendente de videoloteria Karina Venturi Cani disse que os proprietários afirmaram que a justa causa era a única forma de demissão viável. “Trabalhei seis meses e vou receber R$ 24,00. É um absurdo”, reclamou Karina.

Os funcionários do bingo disseram que a empresa não estava depositando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e nem liberando documentos para que seja feito o pedido de seguro desemprego. “Liguei para o Sindibingo e eles me disseram que os funcionários só iriam receber o que o bingo quisesse pagar”, queixou-se a cartoneira Camila Roberta Batista.

Cerca de sessenta funcionários do Portão Golden Bingo também se revoltaram. Eles fecharam a canaleta dos ônibus expressos, nas duas vias, das 18h30 às 19h30, colocando fogo e causando muito tumulto. O motivo é o mesmo: demissões por justa causa.

Com o governo

O pai do proprietário do bingo, Moussa Haidar, disse que concorda com toda a revolta dos funcionários. Mas que a culpa não é dele e sim do governo do Estado, que através de decreto proibiu o jogo no Paraná. “Eles têm direito de se revoltar. Mas não tem como pagá-los. Pagamos luz, água, aluguel e não temos de onde tirar dinheiro. O governo deveria liberar uma linha de crédito para podermos pagar os funcionários, já que a culpa pelas demissões é dele”, reclamou, afirmando que judicialmente os bingos ainda tentam conseguir liberação para funcionar.

Voltar ao topo