Delazari apresenta Operação Verão

O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, se reuniu na manhã de ontem, em Matinhos, com os sete prefeitos dos municípios do litoral para apresentar e debater as principais diretrizes da Operação Verão 2003/2004. A previsão é que cerca de 1 milhão de pessoas desçam a Serra do Mar durante esta temporada.

De acordo com o secretário, a Operação Verão desta temporada apresentará diferenças substanciais em relação às anteriores. “Um dos diferenciais da Operação Verão 2003/2004 está no projeto Ação Integrada, que necessita da participação dos municípios”, citou. Este projeto visa deflagrar blitze integradas das polícias Militar e Civil, além da Receita Estadual, com diversos órgãos do município, como Vigilância Sanitária, Fazenda, entre outros. As batidas poderão contar também com a presença da Polícia e da Receita Federal, além da Procuradoria do Trabalho. “Estamos obtendo bons resultados com essas batidas em Curitiba e Londrina”, lembrou o secretário.

Além disso, Delazari anunciou ainda que vai determinar, por resolução, que as polícias especializadas Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, e Companhia de Polícia de Choque, da PM realizem operações durante a temporada de verão no litoral. “Queremos com isso, principalmente, combater o tráfico de drogas”, destacou, lembrando que a Divisão de Narcóticos também deverá intensificar este trabalho no litoral. “Também quero um trabalho diferenciado na Ilha do Mel.”

Após o encontro com os prefeitos, o secretário visitou dois locais (Escola Municipal Wallace Tadeu de Mello e Silva e a Associação Banestado) em Matinhos com potencial para ser instalada a Central de Polícia, que abrigará boa parte do contingente policial durante a Operação Verão. “Além das polícias Militar e Civil, vamos criar um departamento de Ouvidoria e Corregedoria da Secretaria da Segurança neste local, com um terminal telefônico para atender às denúncias e reclamações sobre o trabalho policial”, enfatizou o secretário.

As blitze de trânsito também serão deflagradas durante a Operação Verão 2003/2004. “Vou determinar fiscalizações rigoradas para evitar incidentes graves durante a temporada no litoral”, garantiu Delazari.

Efetivo

Segundo o delegado Luiz Carlos Oliveira, que será o responsável pelo trabalho da Polícia Civil no litoral, a instituição deverá contar com 126 policiais durante a Operação Verão desta temporada. “Serão vinte delegados e de vinte a quarenta carros”, disse Oliveira. De acordo com ele, os policiais civis que vão trabalhar na Operação Verão serão selecionados mediante dois quesitos. “Que nunca tenha trabalhado no litoral e que não esteja respondendo a processos administrativos”, afirmou o delegado.

A PM deverá disponibilizar oitocentos homens para trabalhar na Operação Verão. Segundo o coronel João José Ramirez Júnior, comandante do 9.º Batalhão da PM, o efetivo da PM será distribuído em três grandes áreas do litoral. “Deveremos contar com 60 veículos durante a temporada”, confirmou. Já o Corpo de Bombeiros, segundo o major Vanderlei Mariano, vai disponibilizar 180 guarda-vidas para trabalhar na operação.

“Em 35 anos de vida pública, nunca vi tanto investimento ser anunciado por um governo no litoral”, afirmou o interventor estadual em Matinhos, José Maria de Paula Correia (PMDB). Além dele, participaram também da reunião os prefeitos de Guaratuba, José Ananias dos Santos; de Antonina, Munira Peluso; de Pontal do Paraná, José Antônio da Silva; de Morretes, Helder Teófilo dos Santos; de Paranaguá, Mário Manoel das Dores Roque; e de Guaraqueçaba, Antônio Felício Ramos.

Voltar ao topo