Definidas ações para vítimas de enchente em Paranaguá

O prefeito José Baka Filho visitou na manhã desta segunda-feira (24) as colônias atingidas pela enchente que castigou Paranaguá no último final de semana. Ele estava acompanhado do engenheiro Geraldo Taques, da Secretaria Municipal de Infra-estrutura Urbana, e de Antonio Domingos dos Santos, administrador das colônias, e determinou diversas medidas para ajudar as famílias vitimizadas. Pediu à população que ajude numa campanha de arrecadação de alimentos, roupas, móveis e materiais de construção. Outra medida é economizar água, já que o tempo ainda não melhorou.

Uma ponte, com estrutura em ferro, foi derrubada pela enxurrada na Colônia Santa Cruz, deixando ilhadas cerca de 10 famílias. Para que essas cerca de 50 pessoas voltem à vida normal, Baka determinou que seja construída uma passarela e que uma balsa auxilia na passagem, enquanto será reconstruída a ponte, o que deve levar, no mínimo, 30 dias. Uma família perdeu uma casa de madeira, que ficava nas proximidades do rio que transbordou com as fortes chuvas.

Baka disse que estava avaliando os prejuízos nas colônias e verificou que além da ponte na Colônia Santa Cruz, outras três tiveram a estrutura comprometida de alguma forma, que também foram visitadas. “Estamos determinando a obra emergencial nessa ponte da Colônia Santa Cruz e cobrando o restabelecimento da água potável e da energia elétrica para os locais atingidos”, salientou o prefeito, para quem todos os bairros atingidos na cidade tiveram serviço da Prefeitura após a enchente. A Escola Municipal Rural José Chemure, na Colônia Maria Luíza, suspendeu as aulas para os 28 alunos de 1.ª a 4.ª séries, devido ao alagamento, que destruiu aparelhos, material didático e deixou o local cheio de lama.

O morador Altino Bozi, de 64 anos, comenta que foram diversos prejuízos na Colônia Santa Cruz e que a comunidade se uniu para ajudar as pessoas atingidas. “Nos reunimos para auxiliar àqueles vizinhos que estavam necessitando, porque a situação estava complicada aqui”, destacou ele, que conversou com o prefeito Baka sobre a situação da localidade. A chacareira Cleuza Maria Panucci, também teve a mesma oportunidade e contou que milhares de peixes das espécies Pacu e Tilápia, que estavam em três tanques da propriedade onde trabalha, escaparam devido à inundação. “Foi bastante prejuízo e um estrago grande”, comentou ela.

Diante da catástrofe, a população de Paranaguá pode ajudar quem foi atingido pela enchente nos 40 pontos de alagamentos em diversos bairros, colônias e ilhas, doando alimentos, roupas, móveis e materiais de construção. O secretário municipal de Segurança, João Jayme Cabral, que preside a Defesa Civil da cidade, disse que as doações são importantes. “Fizemos um relatório inicial para saber quais os pontos atingidos e hoje as pessoas devem nos procurar para relatar sobre as perdas de alimentos, roupas e móveis. Por isso é importante a solidariedade neste momento”, salientou ele.

Serviço
Quem tiver interesse de doar, pode telefonar para o 3420-2909 (Provopar), 3420-2985 (Guarda Municipal) ou para o Corpo de Bombeiros (3423-1202) ou Corpo de Bombeiros (3427-2006).