Defesa Civil faz fiscalização de cargas perigosas na BR-277

O Sistema de Defesa Civil, órgão composto pela Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, entre outras entidades, promoveu ontem, no quilômetro 100 da BR-277, uma operação de fiscalização de veículos de transporte de cargas perigosas. O trabalho de fiscalização foi realizado das 9h às 16h, envolvendo uma equipe de 55 pessoas.

São considerados perigosos combustíveis e produtos químicos, como diversos tipos de ácido. Segundo o primeiro-tenente e chefe de operações da Defesa Civil Estadual, Maurício Genero, a operação tem como objetivo flagrar motoristas não habilitados a transportar produtos perigosos, veículos com falta de equipamentos de proteção individual e ao produto transportado, sem extintores de incêndio, com documentação irregular da carga transportada e falta de nota fiscal.

“Se o veículo abordado estiver irregular, receberá uma punição, que pode ser desde uma notificação até uma multa. Em casos mais graves, a carreta pode ser apreendida”, explicou.

Diariamente, passam cerca de setecentos veículos por hora na BR-277. Estima-se que ontem, durante a blitz, oitenta veículos tenham sido abordados pelos policiais. Até abril de 2004, de acordo com o Sistema de Defesa Civil, sessenta e oito operações de fiscalização semelhantes devem ser realizadas no Paraná. Também estão sendo feitos trabalhos parecidos nos outros três estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento do Sul: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Voltar ao topo