Chuvas em SC

Defesa Civil do Paraná pede ajuda a voluntários

A Defesa Civil do Paraná está precisando da ação de voluntários para ajudar a organizar os donativos enviados à Santa Catarina. Conforme o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da seção operacional da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, as pessoas que quiserem colaborar devem entrar no site da Defesa Civil, fazer um cadastro e depois ligar para informar os horários em que estará disponível.

A vontade da população para ajudar tem sido grande, mas não há garantia de que todos os voluntários cadastrados tenham espaço para trabalhar. De qualquer forma, é importante evitar ações isoladas, “Muitas pessoas estão tentando levar os donativos por conta própria. É muito arriscado fazer isso pois há riscos de saques e até a possibilidade de novos deslizamentos de terra”, explicou o tenente Pinheiro. “O importante é levarmos aquilo que eles precisam para não complicar ainda mais a situação”, completou.

Na manhã de sábado (29), dez médicos paranaenses vão a diversas localidades de Santa Catarina para prestar socorro. Eles irão em uma aeronave do Estado, que partirá às 9h45 do aeroporto do Bacacheri. Todos os médicos se apresentaram espontaneamente para ajudar os desabrigados das enchentes.

Voluntários

Até o momento, cerca de 60 voluntários já se cadastraram e estão sendo contatados para atuar na ação solidária. Quem deseja ajudar deve entrar no site da Defesa Civil www.defesacivil.pr.gov.br para fazer o cadastro e então ligar para o número (41) 3350-2609. As pessoas  interessadas não precisam de nenhum conhecimento especial, basta ter boa vontade para trabalhar.