Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiram ontem para as defesas civis do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul a fim de prevenir para a ocorrência, entre hoje e amanhã, de chuva forte, raios e ventos. Essas rajadas de vento poderão atingir até 60 quilômetros por hora (km/h) no Mato Grosso do Sul e até 70 km/h nos demais Estados.

continua após a publicidade

Os temporais previstos poderão ocorrer em todo o Rio Grande do Sul e especialmente em áreas que vão do oeste ao Planalto Sul de Santa Catarina e do Oeste ao Sudeste do Paraná. É possível também a queda de granizo localizado nos Estados da Região Sul.

É aconselhável que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamentos, deslizamentos de terra e escorregamento de pedras -zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. A Sedec também recomenda que o cidadão busque abrigos dos raios e ventos em construções sólidas. Os órgãos de Defesa Civil pode orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos extremos.

A Sedec também alertou as defesas civis do Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina sobre a possibilidade de queda de temperatura a partir de domingo. Nesse período, a Sedec recomenda abrigar os moradores de rua em lugares que ofereçam proteção contra o frio intenso.

continua após a publicidade

Os termômetros no Paraná poderão registrar baixas temperaturas entre 4.ºC e 7.ºC nas regiões mais altas e entre 10.ºC e 11.ºC nas demais regiões.