Defesa Civil alerta para chuvas fortes

Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiram ontem para as defesas civis do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul a fim de prevenir para a ocorrência, entre hoje e amanhã, de chuva forte, raios e ventos. Essas rajadas de vento poderão atingir até 60 quilômetros por hora (km/h) no Mato Grosso do Sul e até 70 km/h nos demais Estados.

Os temporais previstos poderão ocorrer em todo o Rio Grande do Sul e especialmente em áreas que vão do oeste ao Planalto Sul de Santa Catarina e do Oeste ao Sudeste do Paraná. É possível também a queda de granizo localizado nos Estados da Região Sul.

É aconselhável que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamentos, deslizamentos de terra e escorregamento de pedras -zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. A Sedec também recomenda que o cidadão busque abrigos dos raios e ventos em construções sólidas. Os órgãos de Defesa Civil pode orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos extremos.

A Sedec também alertou as defesas civis do Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina sobre a possibilidade de queda de temperatura a partir de domingo. Nesse período, a Sedec recomenda abrigar os moradores de rua em lugares que ofereçam proteção contra o frio intenso.

Os termômetros no Paraná poderão registrar baixas temperaturas entre 4.ºC e 7.ºC nas regiões mais altas e entre 10.ºC e 11.ºC nas demais regiões.

Voltar ao topo