Dedé Mocellin, fundadora da Ouro Fino, morre aos 99

Morreu ontem aos 99 anos de idade a sócia fundadora da Empresa de Águas Ouro Fino, Dedé Mocellin. Dona Dedé, como gostava de ser chamada, faleceu no Hospital Santa Cruz, em Curitiba, vítima de um derrame cerebral seguido de ataque cardíaco. O corpo está sendo velado na capela do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, e o sepultamento acontece hoje às 11h.

Matriarca de uma das famílias mais importantes de Curitiba e do Paraná, dona Dedé deixa como exemplo a perseverança, o esforço e o amor ao meio ambiente. “Minha avó dizia que o segredo de viver tão bem e durante tanto tempo era a vontade de construir. A força de vontade era uma de suas maiores qualidades”, aponta a neta Carla Mocellin, idealizadora e presidente do Instituto Dedé Mocellin, inaugurado em agosto do ano passado.

“A minha avó deixou duas grandes contribuições: a Estância Mineral Ouro Fino (Campo Largo), que recebe quase 40 mil visitantes por ano, e o Instituto Dedé Mocellin – um instituto sócio-ambiental que realiza conscientização sobre a importância do trabalho sustentável”, conta Carla. Em agosto, o instituto foi declarado como de utilidade pública municipal. “A vida dela é um exemplo a ser seguido. O seu amor à natureza contaminava a todos.”

Segundo Carla, dona Dedé estava na ativa, cuidando da decoração de Natal na Estância Ouro Fino. Com seu falecimento, a festa Ouro Fino in Concert, que aconteceria no mês que vem, foi cancelada.

Dedé Mocellin nasceu no dia 20 de julho de 1904. Era viúva de Auguto Pereira Mocellin, com quem teve dois filhos: Luiz Renato e Carlos Armando, já falecidos. Ela deixa cinco netos e sete bisnetos.

Voltar ao topo