Curso orienta gratuitamente gestores de instituições de Terceiro Setor

A Ação Social do Paraná (ASP), instituição sem fins lucrativos ligada à Cúria Metropolitana, realiza neste sábado, (1.º), no Auditório Alceu Amoroso Lima, da PUC-PR, o curso Gestão para Instituições do Terceiro Setor, com o especialista e consultor Takashi Yamauchi. Nesta segunda etapa do curso, o palestrante abordará sobre os aspectos legais de instituições sociais, responsabilidade social e ambiental, aspectos contábeis, estrutura de um estatuto, centro de custo e plano de contas, captação de recursos, renúncia e incentivo fiscal, OSCIP e demais certificações. A entrada é franca, e as incrições podem ser feitas pelo telefone (41)3332 6856 ou pelo e-mail: ivonete@acaosocialdoparana.org.br.

O objetivo do curso consiste em levar ao conhecimento do público (empresários, representantes do poder público, contadores, representantes de instituições de terceiro setor, advogados, atuantes na causa social) a forma de gestão das organizações não-governamentais e como têm sustentado o desenvolvimento econômico e social regionalmente.

?A Ação Social do Paraná há 63 anos trabalha com projetos sociais nas áreas de assistência social e segurança alimentar e nutricional, atendendo e prestando assessoria a mais de 280 entidades sociais. Ao longo desses anos, constatou-se a emergente necessidade na profissionalização dos serviços prestados à sociedade pois não se pode viver somente do voluntariado. Esse treinamento vem fortalecer as articulações dessa rede de entidades em prol dos Oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio ?, afirma Mara C. Ferreira, coordenadora de Projetos da Ação Social do Paraná.

?No Brasil estão registradas aproximadamente 275 mil entidades que atuam no Terceiro Setor, sendo que destas 95% apresentam irregularidades ou estão ilegais?, revela Yamauchi, assessor do Sistema de Apoio Institucional (SIAI), entidade que apóia o evento juntamente com o Instituto Internacional de Comunicação e Cultura (ORIGEM) e o ISAB (Instituto Socioambiental Brasil).

O consultor afirma que não há um aproveitamento adequado das empresas no uso dos incentivos e renúncias fiscais disponibilizados pelas legislações. ?As empresas têm realizado atividades sociais, mas não têm utilizado as ferramentas disponibilizadas para tal finalidade?, diz ele.

Um dos maiores especialistas em montagem de instituições para o Terceiro Setor no País, Yamauchi diz que ?o setor social agrega organizações que, com seus objetivos voltados ao interesse público e sua capacidade de mobilização de recursos humanos e materiais, são agentes transformadores da sociedade e constroem uma nova consciência de cidadania voltada ao atendimento de importantes demandas sociais que o Estado não tem condições de atender?.

Sobre o palestrante

Takashi Yamauchi constituiu mais de 1.500 instituições em vários Estados brasileiros, no desenvolvimento de projetos especiais em diversas áreas da educação, cultura, meio ambiente e administração. Tem experiência como coordenador do programa de Cidades e Diques em São Paulo, montagem de agências de desenvolvimento e de assessoria para várias instituições, entre elas o Instituto Brasileiro de Frutas, e a Federação das Associações e Entidades do Semi-Árido.

Serviço:
Curso ?Gestão de Instituições de Terceiro Setor?
Datas: 01/12, das 8 às 17 horas.
Local: Auditório Alceu Amoroso Lima, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Bloco 1, PUC-PR.
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho – Curitiba-PR.
Inscrições: tel (41) 3332 6856 ou por e-mail: ivonete@acaosocialdoparana.org.br.
Entrada franca.

Voltar ao topo