Curso ensina a coleta seletiva

Mais de cem técnicos ambientais do interior do Estado participam do curso de Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos, ministrado no Centro Universitário Positivo (Unicenp), em Curitiba. O encontro é uma iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Sudersha) e tem como objetivo treinar e capacitar equipes técnicas do interior do estado para orientar o trabalho de gerenciamento e reciclagem de lixo. Ontem os participantes do curso visitaram uma Cooperativa de Trabalhadores na Coleta de Materiais Recicláveis de Curitiba. A cooperativa, que funciona desde 1997, conta atualmente conta com 362 associados, que produzem cerca de 900 quilos de lixo cada. A cooperativa recolhe papel, papelão, papel jornal e plástico.

Entre os associados está Inês de Jesus. Ela diz que trabalhar com a cooperativa dá mais lucro do que atuar sozinha. “Tiro quase R$300,00 por mês e tenho certeza de que alguém vai comprar meu lixo.”

O gestor da Cooperativa, Joel Aparecido Caetano, enumera as vantagens do trabalho dos associados. “Assim como a dona Inês, esse pessoal diminui o trabalho de coleta da prefeitura e deixa as ruas mais limpas. Além do que, esse pessoal passa a ter uma ocupação, uma remuneração garantida”.

O secretário do Meio Ambiente de Alvorada do Sul, José Carlos Santani, participou da visita e aprovou a iniciativa. Segundo ele, apesar de seu município ter apenas cerca de 10 mil habitantes, ações como a da Cooperativa podem ser empregadas em Alvorada do sul. “Lá também temos famílias de carrinheiros que vivem da coleta de lixo”. O encontro termina hoje com mais palestras e visitas técnicas.

Voltar ao topo