Curso de Parto sem Medo faz 10 mil atendimentos

O curso de Parto sem Medo, ministrado pelo Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido (Cemuc), completa na próxima terça-feira o total de 10 mil pessoas atendidas desde que foi criado, em 1955, pela médica obstetra Elisa Checchia Noronha. A data coincide também com a comemoração do décimo ano e da centésima turma do curso para casais grávidos, um complemento às atividades para gestantes e que tem o objetivo de envolver o pai com as mudanças que ocorrem durante a gestação e o parto. “Uma das nossas metas no programa de saúde da mulher é o atendimento durante o período pré-natal e a humanização do parto, por isso apoiamos esse curso”, diz o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

O principal objetivo do curso de Parto sem Medo é tranqüilizar as mulheres e o casal com relação à gestação, ao parto, pós-parto e cuidados com o bebê. “Temos vários profissionais envolvidos, que orientam pais e mães, passando conhecimentos para o pleno desenvolvimento físico, mental e emocional da mãe, do bebê e da nova família”, diz a obstetra Virgínia Merlin que, junto com a psicóloga Líliam Gusso, coordena o curso.

O curso para gesntantes é realizado em oito tardes, das 14h às 18h, e o complemento para casais dura duas noites, das 20h às 22h30. Cerca de 20 orientadores voluntários do Cemuc fazem parte da equipe do curso.

Ansiedade

Ansiedade, insegurança, desconhecimento sobre o que acontece na gravidez e os principais cuidados com o bebê são os principais motivos que levam os casais a procurar o curso. “Para esclarecer essas dúvidas utilizamos filmes, slides, dramatizações e outros recursos pedagógicos”, explica a obstetra. São apresentados temas como transformações biológicas na gravidez, pré-natal, sinais de parto, amamentação, além de aulas de yoga, relaxamento e exercícios respiratórios, massagem para bebês com musicoterapia, entre outras. A última turma é a de casais grávidos que começa no dia 1º e termina no dia 2 à noite.

As inscrições são gratuitas. “Esse foi um desejo da doutora Elisa desde que ela fundou o curso”, explica Líliam. Os casais podem contribuir com doações de alimentos ou agasalhos. Até agora, já foram doadas 46 mil peças a 36 entidades beneficentes diferentes em função das doações recebidas no curso.

Voltar ao topo