Curso aborda sambaquis paranaenses

A professora e arqueóloga Claudia Inês Parellada, responsável pelo Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense, em Curitiba, ministra de 30 de junho a 7 de julho, das 18h às 22h, o curso Sambaquis Paranaenses: Reconstruindo o Passado através da Arqueologia.

O objetivo do curso é caracterizar os sambaquis paranaenses mostrando os aspectos principais do cotidiano das populações pré-históricas, os padrões de assentamento e subsistência, as tecnologias de produção de artefatos, os padrões de enterramento, a saúde e as representações simbólicas.

“Vamos mostrar exemplos práticos no estudo dos vestígios da cultura material, que foram recuperados em sambaquis do Paraná, por meio de treinamento em análise de material lítico, ósseo e conchífero nos laboratórios do Museu Paranaense”, adianta a arqueóloga.

O conteúdo do curso inclui: introdução aos sambaquis paranaenses, caracterização do sambaqui, vestígios arqueológicos característicos dos sambaquis paranaenses, antropologia física e análise de laboratório de vestígios recuperados em sambaquis paranaenses.

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Ação Cultural do Museu, na Rua Kellers, 289, com Vera ou Içara e custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (estudantes e maiores de 65 anos). Informações: (41) 304-3300 ou 304-3324. As vagas são limitadas a 100 pessoas e haverá emissão de certificados de curso de extensão.

Voltar ao topo