Cursinho do CDI: inscrições até amanhã

O Cursinho Solidário, uma iniciativa do Comitê para a Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR), abriu anteontem à noite as inscrições abertas para a ano letivo de 2003. O cursinho pré-vestibular oferece quarenta vagas a estudantes carentes que freqüentaram escolas públicas ou que ainda cursam o último ano do Ensino Médio em instituições não pagas. O prazo para se inscrever termina amanhã. O início das aulas está previsto para o dia 17 de março.

Segundo a coordenação do curso, cerca de setenta pessoas fizeram a inscrição ainda ontem. Caso haja mais inscrições do que o número de vagas, uma seleção será feita. A preferência é das pessoas mais carentes. “Se o número for muito grande teremos que selecionar, além da renda, pelas notas no histórico escolar”, afirma Elias Bonfim, coordenador do projeto.

Uma mensalidade simbólica de R$ 10,00 será cobrada do aluno selecionado. Este dinheiro ajudará nos custos que o CDI-PR tem com os trabalhos. “Mas é preciso deixar bem claro que cada um vai ter que custear o transporte até o cursinho”, explica Bonfim. Caso o aluno não possa pagar a mensalidade, a coordenação do projeto estuda a situação e pode resolver o problema.

O Cursinho começou as atividades em agosto do ano passado e todo o sistema é baseado no trabalho voluntário. Os professores também precisam se enquadrar nesta situação. O material didático usado pelos vestibulandos no ano passado foi fornecido por um cursinho particular de Curitiba. O acordo está sendo negociado para continuar este ano.

No começo de 2003, o CDI-PR estava com dificuldades para encontrar uma sala para as aulas e professores que completassem o quadro necessário para uma boa distribução das matérias. Mas, segundo Bonfim, este problema está resolvido. O CDI-PR fez um acordo com uma escola particular de Curitiba, que fornecerá o espaço para as aulas do Cursinho. Elas acontecem de segunda à sexta no período da noite. Provavelmente os alunos também terão atividades no sábado pela manhã.

De acordo com Bonfim, o Cursinho também já conseguiu reunir mais professores voluntários. Juntamente com os nove que lecionavam no ano passado, o CDI-PR consegue ter professores para todas as matérias.

Bonfim conta que ainda não é possível prever quantos alunos o Cursinho poderá aprovar no vestibular. “Somente daqui um mês teremos essa resposta. Faremos avaliações com cada um para conhecermos melhor o potencial dos alunos”. No ano passado, um aluno, entre os dez que finalizaram o cursinho, conseguiu ser aprovado no vestibular. Ele passou em Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As incrições na segunda-feira serão feitas a partir das 19h30 na Casa do Jornalista, na Rua José Loureiro, n.º 211, em frente à Praça Carlos Gomes. O candidato precisa levar comprovantes de renda e residência e uma fotocópia do histórico escolar. Mais informações pelo telefone (41) 376-3323, ramal 234.

Voltar ao topo