De mãos atadas

Missionários de Curitiba não conseguem voltar da África por causa da pandemia

Missionário Márcio da Penha Damaso que não consegue voltar da África do Sul

Um grupo de 150 brasileiros, incluindo paranaenses, não está conseguindo voltar de Joanesburgo, na África do Sul, para o Brasil. São missionários que tiveram voos cancelados e estão reclusos em um hotel, sem previsão de retorno. Muitos idosos seguem fechados nos quartos e os remédios estão acabando.

A África do Sul lidera os números de casos confirmados no continente, são 402 infectados pelo novo coronavírus segundo boletim desta terça-feira (24).

O grupo religioso estava em Moçambique e a previsão era de ficar um mês, mas com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas foram obrigadas a deixar o país. A agência de turismo que auxilia no transporte os enviou para a África do Sul, pois teria mais alternativas de voos ao Brasil. Na primeira tentativa de voltar, na sexta-feira (20), o grupo chegou a ir ao aeroporto, mas o voo foi cancelado pela Latam Airlines.

+Atenção! Polícia alerta para golpe de app sobre coronavírus que bloqueia o celular

Márcio da Penha Damásio, é paranaense e faz trabalho voluntário. Desde que chegou a Joanesburgo, faz contatos com a agência e com a companhia aérea na tentativa de ajudar os outros missionários. No entanto, o clima já é de apreensão no hotel devido a ausência de uma informação concreta com relação ao dia do embarque ao Brasil. “Estamos precisando de apoio, pois é uma situação crítica. São pessoas de idade e com problemas de saúde que precisam tomar remédios controlados que estão acabando”, desabafou Damásio.

Aposentados curitibanos

Affonso Chaves Jr, 65 anos, engenheiro aposentado, e a esposa Maria Cora Chaves, 64 anos, publicitária aposentada, residem no bairro Mossunguê, em Curitiba. Viajaram de férias para África do Sul no começo de março e tinham volta programada para esta terça-feira. Por causa da pandemia do covid-19, eles decidiram antecipar a volta. No entanto, estão com o mesmo problema do missionário: voos cancelados.

“É uma sensação de impotência total. Temos que ter calma, pois o estresse pode baixar a imunidade e aí ficamos mais expostos. Entre os brasileiros que estão aqui, alguns precisam de remédios controlados e de uso contínuo. Conseguimos comprar alguns, mas outros precisam de receita e temos que procurar um médico local para conseguir. Tudo isso custa dinheiro”, disse Affonso Chaves para a Tribuna do Paraná.

Affonso Chaves e a esposa Maria Cora Chaves moram no Mossunguê, mas não conseguem voltar pra casa. Foto: Arquivo Pessoal.

Coronavírus na África do Sul

A África do Sul passou a liderar os números de casos confirmados no continente ao confirmar na segunda-feira (23), 402 infectados pelo novo coronavírus. A partir desta terça-feira, todas as praias na capital de Cidade do Cabo estão fechadas. Supermercados, bancos, farmácias seguem funcionando. “ Ninguém está contaminado, mas a companhia aérea não consegue resolver nosso problema e pedimos ajuda aos amigos e autoridades brasileiras. Precisamos retornar o quanto antes”, relatou Márcio.

E aí, Latam?

A Tribuna do Paraná entrou em contato com a Latam. Segundo a companhia, os passageiros com bilhetes adquiridos em agências de viagem devem procurar as mesmas para consultar condições de alteração. A empresa continua operando seus voos na rota Guarulhos- Joanesburgo-Guarulhos de forma reduzida. Conforme foi anunciado em 16 de março, o grupo Latam Airlines reduziu 90% de todas as suas operações internacionais no mundo, e segue atenta às restrições impostas pelas autoridades. A companhia ressaltou que não está medindo esforços para oferecer flexibilidade aos passageiros impactados por esta crise. Todas as regras de alterações de viagens flexibilizadas pela Latam estão disponíveis em https://www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus/ .

O que diz a embaixada brasileira?

A Embaixada do Brasil em Pretória informa que até o momento o espaço aéreo entre o Brasil e a África do Sul continua aberto, sem restrições das autoridades governamentais para o retorno dos brasileiros. A embaixada afirma estar atenta ao problema e pronta para auxiliar os brasileiros que encontrem dificuldades.

A embaixada também divulgou que está fazendo o registro dos brasileiros que se encontram em viagem pela África do Sul. O brasileiro que quiser ser incluído nos registros deve enviar um e-mail consular.pretoria@itamaraty.gov.br, com as seguintes informações:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Passaporte
  • Cidade em que se encontra no momento
  • Data e companhia do voo de retorno (se remarcou, já envie o voo remarcado)
  • Email
  • Telefone de contato (pode ser whatsapp)

“Informamos também o telefone de contato do Grupo Especial de Crise para assuntos consulares e migratórios (G-CON), cujo número para casos na África e Oriente Médio é + 55 (61) 9826 00 568. Os brasileiros com dificuldades para regressar ao país podem enviar suas informações por formulário que pode ser acessado neste endereço: https://t.co/LjJA7xXBw1?amp=1″, diz a embaixada.