Haru Matsuri

Curitibanos comemoram o início da primavera

Curitibanos – descendentes ou não de japoneses – comemoraram a entrada da primavera na 18.ª edição do Haru Matsuri, realizado no fim de semana nos arredores do Museu Oscar Niemeyer. Público de todas as idades participou da festa, desde os jovens que seguem o hobby do cosplay (usar fantasias de desenhos animados) até aqueles mais ligados na cultura tradicional.

Edson Suemitsu foi vestindo quimono original de 300 anos. Ele, nascido no Brasil, pertence à terceira geração de samurais da região de Miyazaki, no Japão. “É muito interessante a mistura que acontece numa festa como esta”, conta Suemitsu, que chamou bastante atenção ao carregar uma espada confeccionada por ele mesmo.

Fantasias

Henrique Luiz, de 16 anos, e Guilherme Okubo, 17, também estavam tipicamente vestidos. Mas seguindo outra tradição, o cosplay, muito comum entre os jovens japoneses e que também é febre no Brasil. Eles circularam pelo festival incorporando os personagens Sasori e Pein, do desenho animado Naruto.

Segundo o presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (promotora do evento), Yuichi Oshima, “foi um trabalho de longo tempo que tornou o Haru Matsuri tão tradicional”.