Curitibano prefere carro cinza

Cinza é a cor preferida do curitibano na hora de comprar carro. Cerca de 35% dos veículos à disposição, nas concessionárias, contém a mistura do preto com o branco. Além disso, cerca de 20% dos consumidores só compram o carro se for da cor preferida. Eles chegam a esperar até sessenta dias.

Tem muita gente que leva a sério a história das cores e só leva para casa o veículo que considera certo. O supervisor de vendas da Barigüi Veículos, Marcelo de Oliveira, conta que recentemente teve um caso interessante na concessionária. Um rapaz viu um carro esportivo na cor amarelo-ímola e ficou esperando cinco semanas para a fabricação de outro modelo, já que eram poucas as unidades disponíveis. A vendedora de veículos, Ariane Mendes, confessa que achou que o carro ia ficar horrível, mas depois viu que combinava com o modelo. “Os vendedores se surpreenderam. Ficou lindo”, diz.

Marcelo diz que hoje é mais fácil adquirir o veículo do jeitinho que se quer. Antes não havia muitas opções. Mas agora as fábricas viram que a cor ajuda a fechar negócios. O supervisor confirma que algumas vendas, acontecem ou não, em função deste detalhe, principalmente quando se trata de um presente. “A pessoa não quer o verde para não ficar igual ao do vizinho”, exemplifica.

Para Wilson Sebastião Prim, o azul metálico foi fundamental na escolha do carro (um Vectra), e ele não o trocaria por outra cor. “Suja um pouco mais, mas é a que eu gosto”, justifica. Dauter R. Trombini já diz que não tem uma preferência, mas diz que as cores caem bem conforme o modelo do veículo. “Dependendo da combinação eu não compraria”, diz.

Mas para outras pessoas os pigmentos que recobrem o carro não interessam. “O importante é que seja um carro bom e ao alcance do bolso”, fala Carlos Alberto Strano.

De acordo com o cromoterapeuta Sérgio Pizzani a cor cinza está relacionada a comportamentos mais conservadores. Ele explica ainda que é uma cor neutra, que não cansa, já que vai preenchendo aos poucos a aura das pessoas, ao contrário das cores fortes, como o vermelho e alaranjado.

Voltar ao topo