Curitibano inventa turbina que não agride a natureza

O inventor Isac Gonçalves Ribeiro criou a turbina ecológica. Ela dispensa a construção de barragens ou qualquer outro tipo de obra que agrida a natureza, pois simplesmente aproveita a correnteza dos rios para produzir energia elétrica. O primeiro protótipo, que será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira, tem o tamanho de uma turbina considerada média (tamanho de um caminhão de médio porte) e está instalado no canal de saída da Barragem da Usina Parigot de Souza (Capivari-Cachoeira).

Isac começou a desenvolver o projeto há cerca de 15 anos. Ele explica que a falta de energia elétrica e as constantes intervenções na natureza causando danos ambientais, o motivou a realizar a pesquisa. A turbina é uma roda d? água adaptada. O inventor diz que ela pode ser construída em diversos tamanhos para ser instalada em grandes rios, canais e até valetas. Mas para ela começar a gerar energia elétrica ainda precisa ser adaptado um gerador para converter a energia mecânica. Isac está procurando parceria para esta parte do projeto.

O funcionamento

A turbina trabalha com parte do seu diâmetro dentro da água. Ela é fixa na margem do rio e utiliza bóias para acompanhar a variação no nível de água. Isac explica que a roda gira na mesma velocidade da correnteza do rio. Com a adaptação de um aparelho, a energia produzida vai girar outra roda numa velocidade maior, necessária à conversão da energia mecânica em elétrica. A partir desse momento o invento será chamado de Miniusina Hidráulica Flutuante TNVAC.

Isac diz que os custos para se construir uma miniusina do mesmo porte do protótipo são pequenos, cerca de R$ 25 mil e tem capacidade para abastecer cerca de 20 casas. De acordo com o inventor, uma de porte menor pode custar R$ 7 mil. Ele ressalta que a energia pode ser usada na irrigação e na captação de água para distribuição. Além de beneficiar famílias que moram em lugares isolados. “Basta ter água corrente para ter a energia. Isso sem agredir a natureza”, ressalta.

Voltar ao topo