Curitiba vai estender a vacinação para crianças entre 2 anos e 5 anos

Curitiba vai estender a vacinação contra gripe para crianças entre 2 anos e 5 anos incompletos. A Secretaria Municipal da Saúde estima entre 60 mil e 70 mil crianças nesta faixa etária deverão ser levadas a partir de segunda-feira às unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma. Os endereços estão no site www.curitiba.pr.gov.pr.

A ação terá início quatro dias antes da chegada das 65 mil doses extras da vacina que serão repassadas pela Secretaria Estadual da Saúde, como parte do lote de 400 mil doses destinadas ao Paraná pelo Ministério da Saúde. “Isso será possível porque dispomos de 30 mil doses, suficientes para vacinar cerca de metade desse público. Quem tem crianças nessa faixa pode ficar tranquilo porque haverá doses suficientes para todas”, explica a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, pediatra Karin Luhm. Ela informa que também devem ser vacinados os bebês que estão completando 6 meses a partir de agora. A vacina protege contra três tipos de vírus causadores de gripe ou influenza e leva duas semanas, a partir da aplicação, para fazer efeito.

Prioridade

A faixa 6 meses/2 anos incompletos, ao lado das gestantes e idosos, foi considerada prioritária pelo Ministério da Saúde e contemplada no início da campanha, deflagrada em 5 de maio. Na cidade, 277.753 pessoas destes três segmentos já foram imunizadas, o que representa cobertura de 99,8%. Receberam a vacina 185.515 idosos, 38.817 bebês e 17.128 gestantes, além de 17.079 doses de reforço em bebês que não tomaram nenhuma dose no ano passado.

Desde o início do ano Curitiba registrou sete mortes por influenza – cinco pelo tipo A/H1N1 e dois pelo vírus A/H3.

Voltar ao topo