Curitiba será a primeira cidade do País a contar, até o fim deste mês, com informações de itinerário e de horário de ônibus em tempo real, no serviço Google Maps. O novo serviço foi definido na tarde desta quinta-feira (13) pelo prefeito Gustavo Fruet, em reunião com o diretor de novos negócios do Google, Alessandro Germano, durante o lançamento do novo sistema de busca de itinerários, abrigado na funcionalidade Transit do serviço de mapas online do Google.

continua após a publicidade

 Fruet testou o novo sistema, disponível na internet e para smartphones (iPhone e Android). A ferramenta indica a localização do ponto de ônibus mais próximo de onde está o usuário, as opções de linhas que levam ao destino pretendido, os horários de cada linha e a previsão do tempo de chegada. Por solicitação do prefeito, o serviço passará a incluir as informações em tempo real. Os dados, já disponíveis no Centro de Controle Operacional da Urbs, permitem saber a que distância o ônibus está da próxima parada e em quanto tempo vai chegar até ela.

“Há cidades que têm este serviço na internet, mas não na base do Google, o que será possível em Curitiba dentro de poucos dias, em função do sistema já existente na cidade” explicou a gestora de relações governamentais do Google, Mariana Macário, que também acompanhou a apresentação do novo sistema em Curitiba.

“Este é mais um passo para a melhoria do atendimento ao usuário de transporte. Vamos ampliar o alcance das informações disponíveis para beneficiar o usuário do ônibus”, disse o prefeito Gustavo Fruet. “Os curitibanos podem ter certeza de que, com seriedade e responsabilidade, vamos recuperar a qualidade do nosso transporte, do atendimento nos terminais. Estamos num grande esforço para sanear o sistema e permitir avanços. Não é um processo simples, que pode ser feito do dia para a noite, quando se tem um sistema que há anos vem enfrentando déficits”, afirmou.

continua após a publicidade

 Como funciona

O sistema lançado nesta quinta-feira substitui o antigo sistema de busca da Urbs. Ele foi apresentado no painel formado por 21 telas de LCD de 42 polegadas  do Centro de Controle Operacional da Urbs.

continua após a publicidade

As informações ficam disponíveis via internet e smartphones em todo o mundo e em todas as línguas servidas pelo Google Maps.  Até aqui, estavam disponíveis no Google Maps apenas as opções para deslocamentos a pé ou de carro. 

Esse novo gadget funciona a partir de um sistema web, ou seja, via browser, e por isso está acessível através da internet para acesso por qualquer computador ou tablet. Também permite acesso móvel, por celular, bastando que o aparelho possua conexão com a internet.

Com esse lançamento, Curitiba passa a integrar a lista de cidades brasileiras sede da Copa do Mundo de 2014 que oferecem o serviço. A funcionalidade Transit já está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e mais recentemente também em Itajai, Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

 O diretor de novos negócios do Google, Alessandro Germano, disse que o programa criado para Curitiba é o mais sofisticado já desenvolvido até agora. “Em princípio, esse aplicativo é similar ao de outras cidades e permite facilmente localizar trajetos de ônibus em tablets¸ computadores e telefones celulares. Mas como o sistema de transporte de Curitiba permite centenas de integrações em período integral, o programa criado exigiu cuidado”, disse Germano.

O aplicativo original foi criado pelo Google há cerca de cinco anos e, segundo o diretor, é utilizado em aproximadamente 800 cidades do mundo.

Curitiba tem uma frota de 1935 ônibus e todas as linhas servidas pelos coletivos – alimentadoras, expressas, linhas diretas, interbairros e convencionais – podem ser consultadas com a ajuda do aplicativo,.