Curitiba terá centro de treinamento da Unitar

Curitiba terá o primeiro centro da Unitar (Agência das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa) no Brasil, para preparar autoridades locais em relação ao desenvolvimento sustentável. Após a criação do centro brasileiro, outros quatro centros de treinamento serão instalados pela Unitar, em Durban (África do Sul), Lyon (França), Xangai (China) e Kuala Lumpur (Malásia).

“A escolha de uma cidade brasileira como sede do primeiro de um total de cinco centros de treinamento ao redor do mundo se deu pela importância do país como pólo de desenvolvimento da América Latina e Caribe e também para os países de língua portuguesa na África e na Ásia”, afirmou o diretor da Unitar, Christophe Nuttal, após reunião com o prefeito Cássio Taniguchi, em Johannesburgo, durante a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

Curitiba foi escolhida como piloto do programa de treinamento pelo pioneirismo na troca de experiências urbanas entre cidades, as chamadas parcerias city-to-city. “Só no ano passado nossa cidade recebeu 1.800 técnicos de sessenta países para a troca de experiências para o desenvolvimento ordenado”, disse Cássio. “A instalação de um Centro de treinamento demonstra a importância do trabalho integrado da administração municipal e das parcerias público-privadas no processo de desenvolvimento das cidades.”

O centro de treinamento de Curitiba, que atenderá toda a América Latina e o Caribe, tratará do planejamento integrado com foco social e suporte nas experiências do sistema de transporte urbano, da reciclagem do lixo e proteção ambiental e descentralização de serviços públicos. Hoje, Durban, Curitiba, Lyon e Xangai serão premiadas pelas contribuições com a realização das reuniões preparatórias de autoridades locais para a Cúpula Rio+10.

Voltar ao topo