Curitiba tem programação cultural para os não-foliões

Além dos desfiles oficiais, dos bailes carnavalescos nas Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Bairro Novo e Fazendinha/Portão, e dos parques, praças e ciclovias, o curitibano que ficar na cidade conta ainda com uma boa programação cultural. Confira:

Memorial de Curitiba

Panorama Atual do Manga em Curitiba – A exposição apresenta desenhos no estilo japonês dos desenhistas Cláudio Seto, Edson Kohatsu, Adilson Orikassa, Fúlvio Pacheco, Daniel de Souza Gomes, Heloísa Michelle Sarruf, Simonia, Monique e Clube de Mangá Danketsushow. Até o dia 14 de março, no 1º andar.

Orô ? As ferramentas do Axé. Mostra que reúne 30 peças em bronze, cobre e alpaca, criadas pelo artista baiano Gilmar Tavares. As peças são utilizadas como adereços e ferramentas nas danças e cultos do candomblé. Até 9 de março.

Serviço: As exposições no Memorial podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h. O Memorial de Curitiba fica na rua Claudino dos Santos, s/n ? Setor Histórico

Museu da Gravura Cidade de Curitiba

Paisagens interiores – Exposição de obras da gravadora Fayga Ostrower (1920-2001), pertencentes ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba. As obras representam diferentes períodos da produção da artista , entre 1958 e 1992, nas técnicas de xilogravura, gravura em metal e litogravura. Até 13 de abril.

Serviço: Até de 13 abril. Visitas: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. O Solar do Barão fica na rua Carlos Cavalcanti, 533.

Museu de Arte Sacra

Ex-Votos ? Legados da Fé. Aberta até 31 de março, a mostra reúne 10 fotografias de Antônio Saggese e oito peças da coleção de Poty Lazzarotto, que revelam esse aspecto da religiosidade popular. Os ex-votos são objetos, deixados nas igrejas, que têm caráter de oferenda como forma de pagamento de uma promessa.

Serviço: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h. O Museu de Arte Sacra fica no Largo da Ordem

Casa Romário Martins

Groff ? Olhar que ilumina Curitiba – Exposição de fotografias e vídeos de João Baptista Groff (1897 ? 1970), artista curitibano que atuou como fotógrafo, cineasta, editor e pintor. O material pertence ao acervo da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba e registra as transformações que Curitiba experimentou.

Serviço: De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. No Largo da Ordem, 30 ? Setor Histórico

Casa Erbo Stenzel

Praça General Osório – A praça, que fica no coração da cidade, é tema desta exposição que integra o programa “Obras de Arte em Logradouros Públicos”, desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Curitiba. Fotos e textos mostram evolução do antigo charco do rio Ivo, que se transformou na Praça General Osório.

Serviço: De terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 18h ? No Parque São Lourenço ? Rua Mateus Leme, 4.700

MuMA ? Museu Metropolitano de Arte

Gibis e desenhos originais raros ? Acervo da Gibiteca – A exposição, que integra as comemorações de 20 anos de criação da Gibiteca de Curitiba, registra os grandes momentos da evolução da história em quadrinhos nacional e internacional. Estão incluídos os festejados super-heróis, os quadrinhos europeus ? destaque para o autor de “Tin-Tin”, o belga Hergé ? e desenhos originais de artistas brasileiros.

Serviço: Aberta até 16 de março, na Sala II, de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sexta-feira, das 13h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h. No Centro Cultural Portão, na Av. República Argentina, 3.430.

Sala Célia Neves Lazzarotto

Fotografias Contemporâneas ? Mostra de trabalhos de 26 artistas do Ateliê Viriato. Reúne também realizadas obras do curador da exposição, o artista plástico Edílson Viriato. Na exposição estão obras que utilizam fotografias computadorizadas, imagens digitalizadas, colagem, plotagem, interferência de materiais diversos e associações com outros elementos e materiais tridimensionais. Os trabalhos revelam mais uma forma de comunicação pela arte, utilizada por artistas que também se expressam por meio da produção de desenhos, pinturas, objetos e instalações.

Serviço

: Aberta até 9 de março, de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sexta-feira, das 13h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h.

Voltar ao topo