Curitiba tem baixo índice de analfabetismo

Curitiba é a cidade brasileira de mais de 500 mil habitantes com o menor índice de analfabetismo entre crianças com até 10 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual curitibano é de 1,3%, enquanto que a média nacional é de 11,4%. A pesquisa foi realizada entre 1999 e 2000.

De acordo com o secretário municipal da educação, Paulo Afonso Schmidt, esse índice foi atingido graças a uma série de ações que a prefeitura vem desenvolvendo ao longo dos anos.

Nos últimos anos, uma das propostas que mais chamou a atenção foi o Programa de Descentralização e Autonomia das Escolas. Cada escola recebe uma quota do orçamento, que é administrada pelas Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs). As associações aplicam esses recursos conforme a prioridade de cada unidade escolar. A descentralização de recursos, implantada pela Secretaria Municipal da Educação em 1997, foi responsável por oferecer às escolas autonomia para gerenciar e participar das decisões administrativas e pedagógicas.

Voltar ao topo