Curitiba recolhe 500 kg de propaganda ilegal por dia

A Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba recolhe diariamente 500 quilos de material publicitário irregular pelas ruas da cidade. “Estamos aumentando o número de equipes volantes, para que possamos atingir o objetivo de retirar esse material no mesmo dia em que é colocado na rua”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur.

Atualmente, duas equipes percorrem as ruas da cidade atrás de publicidade irregular, como placas e faixas, em áreas públicas. Em breve, serão cinco equipes. Paralelamente ao trabalho de retirada da publicidade irregular, Jamur tem se dedicado à conscientização dos empresários. “Já mandamos cartas aos empresários das regionais Cajuru e Matriz, informando sobre essa questão”, diz o secretário. “Agora, o mesmo trabalho será feito na Regional Santa Felicidade”, informa. Nesse trabalho de conscientização, Jamur também tem se reunido com representantes de associações de empresários para combater a propaganda ilegal. “Esse tipo de propaganda é muito ruim para a cidade, pois prejudica a paisagem urbana”, comenta.

As equipes percorrem a cidade todos os dias na busca de publicidade irregular em postes, fios e muros. “Num primeiro momento, não multamos, apenas retiramos o material. Se o empresário for reincidente, aí sim será multado”, explica. A Lei 8.471/94 proíbe a colocação de publicidade em áreas públicas, autoriza a retirada do material e fixa multa de R$ 215,00 por anúncio irregular. No primeiro semestre deste ano foram emitidos autos de infração no valor de R$ 100 mil.

Voltar ao topo