Gestão

Curitiba recebe evento sobre inovação e gestão em saneamento

Nos próximos dias 25 e 26 de novembro, no Pestana Hotel, em Curitiba, profissionais e empresas brasileiras de saneamento, públicas e privadas, municipais e estaduais, vão participar de encontros para a apresentação de inovações e troca de experiência na área de gestão.

Serão conhecidas na ocasião as concorrentes e vencedoras da categoria Inovação da Gestão em Saneamento (IGS), que distinguirá a melhor prática de gestão relacionada aos critérios de avaliação do PNQS, em seus cinco níveis. As reconhecidas nas demais categorias do PNQS (Níveis B, I, II, III e IV) foram anunciadas mês passado, em São Paulo.

O prêmio

O PNQS é reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, estimulando a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais. É como um “Oscar” do setor.

Cassilda Teixeira, presidente do PNQS e entusiasta do Prêmio desde a primeira edição, em 1997, avalia que a utilização de ferramentas eficazes de gestão na condução de programas e obras, e na aplicação de recursos, é fundamental para desatar alguns nós existentes no saneamento ambiental brasileiro. “Os recursos financeiros existem, mas isso não tem garantido os serviços. Os avanços no saneamento, em especial no que se refere à coleta e tratamento de esgoto, têm sido lentos.

Os últimos dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS mostraram isso. E um dos principais entraves aos avanços e à universalização dos serviços é a qualidade da gestão”, observa.

Os dados a que Cassilda Teixeira se refere são os divulgados no último relatório do SNIS, elaborado pelo Ministério das Cidades, em que, de 2010 para 2011, verificou-se, nacionalmente, um acréscimo médio de 1,9% na coleta de esgoto e um declínio, também médio, de 0,4% do tratamento do esgoto recolhido.

A universalização dos serviços de saneamento, que no ritmo atual levaria décadas para ser atingida, poderia ser alcançada na próxima década, de acordo com Cassilda Teixeira. Mas para isso, a orientação da presidente do PNQS passa, fundamentalmente, pela revisão dos modelos de gestão: “o setor precisa ser mais ousado.

A universalização do saneamento é um processo que requer persistência, constância e real disposição de mudança. Em vez de contratar projetos, o setor precisa contratar soluções que sejam adequadas às demandas regionais”, conclui.

Além do X Seminário INOVAÇÃO DA GESTÃO EM SANEAMENTO – IGS e do XVII Seminário de BENCHMARK MELHORES PRÁTICAS, programados, respectivamente, para os dias 25 e 26 de novembro, acontecerá também a cerimônia de entrega dos troféus às empresas reconhecidas pelo PNQS.

Mais informações: http://www.pnqs.com.br/
 

SERVIÇO

X Seminário INOVAÇÃO DA GESTÃO EM SANEAMENTO – IGS
Data: 25/11/2013
Hora: 12h30
Local: Hotel Pestana

XVII Seminário de BENCHMARK MELHORES PRÁTICAS
Data: 26/11/2013
Hora: 08h00
Local: Hotel Pestana