Curitiba recebe Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2007 será lançada oficialmente hoje pela Arquidiocese de Curitiba. A festa acontece no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, a partir das 14h30. No local, os visitantes poderão ouvir relatos de missionários que foram para a Amazônia e participar de uma celebração ecumênica. Também serão distribuídas mudas de espécies de árvores frutíferas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Apesar da proposta ser da Igreja Católica, o lançamento pretende reunir a população como um todo. Mesmo as pessoas de outras religiões podem e devem participar da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é a Amazônia. ?Este tema envolve todos, não só os fiéis de uma igreja. Queremos envolver todas as pessoas, independentemente da religião. Por causa disso, vamos fazer uma celebração ecumênica e teremos também a presença de um pastor da Igreja Anglicana?, explica Odaril José da Rosa, um dos integrantes da comissão da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Curitiba. Dom Moacir Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba, também vai participar do evento.

Além disso, haverá a apresentação dos índios da Aldeia Caraguá, situada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Quem for até o lançamento poderá ainda acompanhar os relatos de missionários da Igreja Católica na Amazônia. Entre eles está dom José Afonso Ribeiro, bispo emérito da Prelazia de Borba, cidade próxima a Manaus, no Amazonas. Ele está há 18 anos na região. ?Os relatos vão mostrar qual é a realidade social e ambiental da Amazônia?, comenta Rosa.

Participação

A Arquidiocese de Curitiba está participando da Campanha da Fraternidade com o envio de dois padres para a Amazônia. Tadeu Camilo e Manoel Messias Vilela foram para São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. A arquidiocese também orientou as paróquias a trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano durante o período da Quaresma. ?Mas a diocese já está fazendo projetos para que o trabalho seja feito durante todo o ano, ou até por um período mais longo. Precisamos trabalhar muito com a temática do meio ambiente e sua preservação?, afirma Rosa.

O Bosque São Cristóvão fica na Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, no bairro Santa Felicidade. Cada participante pode levar um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado para a Ação Social da Arquidiocese.

Voltar ao topo