Curitiba quer ser “metrópole saudável”

A partir do próximo ano, Curitiba deve fazer parte dos estudos para implantação do Programa de Metrópoles Saudáveis, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam). Esse projeto, que busca desenvolver uma política de crescimento econômico e urbano sustentável, preservando o meio ambiente e a qualidade de vida, já está na fase final e deve ser inicialmente implantado em São Paulo e Buenos Aires, capital da Argentina.

As duas metrópoles do Mercosul elaboraram durante todo o ano, em reuniões e debates entre todas as representações da sociedade, um plano de ação para que o programa fosse concluído e pudesse atender aos princípios básicos de um ambiente saudável. Ontem, na capital paranaense, o responsável pelo Proam e membro do Conselho do Meio Ambiente de São Paulo, Carlo Bocuhy, participou de uma palestra promovida no Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) sobre o programa.

Representantes de organizações não-governamentais (ONGs), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Cefet-PR, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PR), Coordenação da Região Metropolitana (Comec), Ministério Público (MP) e advogados ambientalistas participaram do encontro.

Entre os principais pontos do programa estão a diminuição da poluição, preservação dos mananciais de abastecimento, destino do lixo, crescimento planejado, segurança e moradia da população e aumento das áreas de preservação ambiental.

Modelo

Depois de finalizado, o programa servirá de modelo para outras cidades do mundo. A Organização Pan-americana de Saúde (Opas) é parceira do Proam, e está acompanhando todas as fases de elaboração do programa. “São Paulo e Buenos Aires foram as cidades escolhidas como pontos iniciais principalmente por causa do desenvolvimento do Mercosul. Mas, paralelamente, temos outras cidades como referência, como Curitiba, Rio de Janeiro e Montevidéu, no Uruguai, que também vão começar a implantar o projeto entre abril e maio de 2005”, destacou Bocuhy.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.