Curitiba quer ser a “Capital do Natal”

Curitiba quer ser reconhecida como a Capital do Natal. E motivos para isso existem de sobra. Durante o mês que vem, uma série de eventos natalinos prometem agitar a capital, entre eles o Coral do HSBC, que se apresenta na sede do HSBC Bank Brasil, o Palácio Avenida, entre os dias 5 e 20 de dezembro, às quartas e sextas-feiras e aos sábados às 21h. Tradicionais canções natalinas e composições da MPB serão interpretadas por quarenta crianças no espetáculo Uma História de Amor, que encantará crianças e adultos de todas as idades.

O clima de Natal transforma Curitiba em uma das melhores opções turísticas de Natal.

Além do Coral do HSBC, outros eventos natalinos prometem chamar a atenção principalmente para a diversidade cultural de Curitiba -cidade formada por imigrantes de várias nacionalidades, como italianos, alemães, ucranianos e poloneses. A Festa de São Nicolau é um exemplo. O natal típico polonês promete reunir grupos folclóricos para a chegada de São Nicolau. O turista ainda poderá conferir os mais belos presépios da cidade, por meio do 12.º concurso de presépios natalinos, e visitar os principais pontos turísticos iluminados da cidade com o ônibus Linha Natal, que faz a viagem entre os dias 10 e 25 de dezembro.

Embora o número de turistas que visitam a capital paranaense em dezembro ainda não seja o esperado, dados da Secretaria Estadual de Turismo de Curitiba apontam um crescimento significativo nas visitas a lazer: em 2000 eram 17% e em 2002 foram 22%. Curitiba ainda se apresenta como uma cidade com vocação para o turismo de negócios e eventos, já que 38% das visitas à cidade acontecem por conta do turismo de negócios e 10% por eventos anuais realizados na cidade. Mas a cidade quer aumentar gradativamente o número de turistas de lazer e receber mais um título, o de “Capital do Natal”, para acrescentar os vários que já possui: Cidade Ecológica; Capital Cultural das Américas; Capital Social; Cidade Sorriso.

Grandes capitais do mundo são visitadas e lembradas por suas datas comemorativas. É o caso do Rio e de Veneza, por conta do Carnaval, e de Nova York, pelas festividades do Natal. Com Curitiba não poderia ser diferente. Os eventos apresentados no final do ano reúnem o que há de melhor em festas de Natal em uma cidade brasileira. A união de diferentes culturas que formam uma cidade tão especial como Curitiba não pode deixar de ser compartilhada por todos os brasileiros que buscam o encantamento e a confraternização, sentimentos típicos desta época do ano.

Mais informações sobre o Natal em Curitiba podem ser obtidas nos sites: www.nataldohsbc.com.br e www.natalcuritiba.com.br.

Natal do HSBC

Realizado desde 1991, inicialmente pelo extinto Bamerindus, o Natal do HSBC já se tornou uma tradição que atrai milhares de curitibanos e turistas, que vêm à capital paranaense especialmente para o evento. Estima-se que até hoje, nos mais de 150 espetáculos apresentados, cerca de 2 milhões de pessoas já tenham visto as crianças cantoras.

A expectativa para este ano é de que pelo menos 150 mil pessoas assistam às oito apresentações, que serão realizadas a partir do dia 5 de dezembro. Ao todo, um contingente de aproximadamente 400 pessoas participa da organização do Natal do HSBC. São músicos, cantores, eletricistas, bombeiros, médicos, cabeleireiros, faxineiros e voluntários do HSBC que trabalham intensamente para a viabilização do projeto. Esses últimos, conhecidos como “anjos da guarda”, acompanham as crianças desde a chegada às apresentações, até a volta às suas casas.

Voltar ao topo