"Big Brother Automotivo"

Curitiba passará a ter monitoramento de tráfego

A Prefeitura e a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) apresentaram nesta terça-feira (10) o Centro de Controle Operacional (CCO) que vai monitorar o tráfego de veículos e pedestres em tempo real e organizar o transporte público da capital. Na primeira fase de implementação, o CCO vai contar com apenas cinco câmeras e três painéis, mas, segundo a Urbs, até junho serão 21 câmeras e 14 painéis em funcionamento. O Anel Viário será o primeiro trecho da cidade a ser monitorado pelo novo sistema.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo, o CCO vai avisar o motorista, através dos painéis, se há congestionamento e acidentes. ‘Será uma grande central de informação, onde vamos poder avisar os motoristas sobre possíveis pontos de lentidão e o motorista, por sua vez, vai poder eleger novas rotas‘. O tempo dos sinais de trânsito também será administrado pelo CCO. Com os semáforos adaptativos, os controladores poderão abrir e fechar os equipamentos de acordo com o volume do tráfego.

O novo sistema também vai avisar os motoristas do transporte coletivo em tempo real sobre a condição do tráfego. O CCO permitirá o acompanhamento da localização de cada ônibus. Assim, o usuário vai poder checar, através de painéis instalados nas estações tubo e terminais, o tempo previsto de chegada dos ônbibus ou qualquer alteração de rota ou horário. O sistema já está em operação nos terminais do Pinheirinho e do Cabral. A previsão da Urbs é que até o final do ano sejam instalados mais 694 painéis.

O prefeito Luciano Ducci disse que essa é a primeira fase de uma série de mudanças na mobilidade urbana de Curitiba. ‘Hoje demos o primeiro passo com início dos trabalhos do CCO. Até a Copa do Mundo o nosso Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) estará completo, com mais de 700 câmeras e 46 painéis. Mas ainda esse ano teremos mais mudanças no que diz que respeito ao trânsito e os motoristas, pedestres e usuários do transporte público vão perceber essas mudanças‘, comentou.

O CCO está instalado na sede da Urbs, onde será administrado por uma equipe de 40 pessoas. Os controladores vão monitorar as câmeras e painéis de informações através de um telão que mede 7,20 m de largura por 1,80 m de altura. A estrutura é formada por 21 telas de LCD de 46 polegadas cada.