Curitiba não deverá atingir meta de vacinação

Pouco mais de 70% das crianças curitibanas já foram vacinadas contra a poliomielite e o sarampo, na campanha que teve início em 21 de agosto. Segundo a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karin Luhm, dificilmente as metas serão cumpridas até sexta-feira – último dia da campanha -, caso o ritmo de vacinação continue o mesmo.

Karin contou que a meta para a vacina contra poliomielite é vacinar no mínimo 95% das crianças entre zero e cinco anos. “Até domingo havíamos vacinado 76,7% das crianças. 60% disso foi no primeiro dia”, contou.

Já a meta para vacina tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba) é vacinar 109 mil crianças. “Vacinamos apenas 74,2%, ou seja 81.422 crianças entre um e cinco anos”, destacou.

Conforme Karin, o fato de a campanha de vacinação durar duas semanas fez com que as pessoas resolvessem deixar para a última hora. Além disso, a troca de um lote da vacina tríplice, que acabou desencadeando urticária como efeito colateral em algumas crianças, fez com que alguns pais ficassem com medo de vacinar seus filhos. “O ministério fez isso porque uma das vacinas é injetável. Caso fosse concentrado apenas num dia, grandes filas poderiam ser formadas”, ressaltou, lembrando que a dificuldade para atingir as metas deve estar acontecendo também em outros estados.

Voltar ao topo