Curitiba vai ganhar mais 300 vagas em creches nesta semana. Nesta terça-feira (29), às 16h, a Prefeitura vai inaugurar o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Edmundo Lemanski, com 150 vagas, no bairro Xaxim. Na quarta-feira (30), às 10h30, será a vez do CMEI Moradias Corbelia, com 150 vagas no bairro São Miguel.

O prefeito Luciano Ducci comparecerá às duas cerimônias. “A educação é prioridade de nossa administração e estamos investindo em obras para atender a demanda da população por vagas em creche”, diz o prefeito. “Em quatro anos foram criadas quase dez mil vagas na educação infantil”.

Curitiba tem a maior frente de obras em creches dos últimos anos. Atualmente, estão em construção 14 CMEIs e duas unidades estão em ampliação. Neste ano já foram inaugurados os CMEIs Arnaldo Bertone e Rosy Terezinha Bialy, que abriram 500 vagas para crianças do Sítio Cercado.

Com novas obras, reformas, ampliações e otimização de espaços em escolas municipais, a Prefeitura criará aproximadamente 4,5 mil vagas em 2012. O município também aguarda a liberação de recursos do governo federal para a construção de mais 22 creches.

Estrutura

O CMEI Edmundo Lemanski contou com investimentos de R$ 1,01 milhão e tem berçários, salas de atividades para as turmas do maternal e pré-escola, solários, lactário, banheiros, sala de permanência, espaços administrativos e do Mama Nenê (programa de estímulo à amamentação), cozinha, parquinho, refeitório e pátios coberto e externo.

Os móveis das salas e banheiros são adaptados para a idade das crianças, com o objetivo de oferecer conforto e segurança. Estrutura semelhante é usufruída pelas crianças matriculadas no CMEI Moradias Corbélia, que contou com investimentos de R$ 797 mil.