Curitiba ganha outra farmácia especial

Uma nova farmácia especial foi inaugurada ontem, no Centro Regional de Especialidades Kennedy, em Curitiba. O estabelecimento é o segundo do tipo instalado na capital (o primeiro fica na Rua Barão do Rio Branco) e o 23.º do Paraná.

“A farmácia não irá comercializar medicamentos, mas sim distribuí-los a pessoas que necessitem de medicamentos especiais, como por exemplo transplantados, portadores de doenças neurológicas, doenças reumáticas graves e hepatite. Todos elas terão que apresentar receita e se enquadrar em um protocolo clínico de enfermidade do Ministério da Saúde, podendo ser tanto pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) quanto particulares”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Augusto Moreira Júnior.

No total, serão disponibilizadas 160 amostras de medicamentos. Todos eles são considerados de alto custo, como por exemplo a octreoxida, em que uma única ampola custa R$ 3 mil. Por dia, a farmácia deve atender cerca de duzentos pacientes, principalmente de bairros como Portão, Vila Guairá, Vila Lindóia, Pinheirinho e Capão Raso.

“A nova farmácia irá desafogar o atendimento na farmácia da Barão do Rio Branco, que tem recebido cerca de oitocentas pessoas por dia. A unidade da Kennedy deve atender quase um quarto destes pacientes, sendo que os atendimentos serão mais direcionados a quem mora nas proximidade do Centro Regional de Especialidades Kennedy”, afirmou o secretário.

A nova farmácia especial irá funcionar diariamente, contando com o apoio de dois farmacêuticos, seis funcionários e dez estagiários. Fica na Avenida Presidente Kennedy, 3.768.

Voltar ao topo