Pelo menos 135 novos ônibus já estão em circulação em Curitiba. Todos adaptados para pessoas com necessidades especiais. Entre as linhas estão um ligeirinho articulado inter 2 (que está em fase de teste), 60 alimentadores comuns, 25 metropolitanos, dez ligeirinhos padrão, dois ônibus convencionais comuns, nove convencionais micro-especial, três interbairros articulados e três comuns, oito alimentadores articulados, um alimentador micro-comum e 13 Sites (sistema de transporte de alunos com necessidades especiais). A entrega dos novos veículos foi feita ontem pela manhã, pelo prefeito Beto Richa.
De acordo com a Prefeitura, com os novos veículos, 65% da frota de Curitiba está adaptada para portadores de necessidades especiais. Os novos veículos possuem painéis eletrônicos digitais, sistema de áudio MP3 (que transmitem informações do itinerário) e motores com tecnologia Euro 3, que reduz à metade a emissão de poluentes resultantes da queima de combustível em relação aos ônibus antigos, tecnologia que atende às exigências do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Para o prefeito Beto Richa, os novos veículos são importantes não só para as necessidades do passageiro. ?Eles vão garantir mais qualidade ao serviço de transporte público e mais conforto para a população, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente?, afirmou o prefeito. O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini, acompanhou a entrega dos ônibus. Ele testou os elevadores e aprovou. ?Dias atrás cheguei no terminal do Boqueirão e tive a grata surpresa de ver que todos os ônibus ali estacionados eram adaptados para os portadores de necessidades especiais. Nessa questão, Curitiba está muito à frente de todas as cidades brasileiras, porque aqui existe vontade política para tratar os deficientes com respeito e igualdade de oportunidades?, afirmou Nardini.


