Curitiba ganha nova paróquia amanhã

A partir de amanhã, a Capela Maria Mãe da Igreja se torna a mais nova paróquia de Curitiba. Localizada no Bairro Alto, a capela pertencia à Paróquia Santa Bertila. A criação da Paróquia Maria Mãe da Igreja será confirmada com uma missa no local amanhã, a partir das 9h30, celebrada pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti.

A capela foi construída há 29 anos, na época em que o bairro era bastante isolado e recebia imigrantes da região norte do Paraná. A construção aconteceu depois que padres redentoristas, junto às paróquias de Santa Madalena Sofia e Santa Bertila, realizavam santas missões populares. O terreno onde hoje está a igreja foi doado para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que encaminhou para dom Agostinho Marochi. Esse criou um centro de idosos.

Posteriormente, a estrutura foi doada à Paróquia de Santa Bertila. Nessa época, foi autorizada a construção da capela, inaugurada em 6 de junho de 1977. Três anos depois, a igreja passou a ser de responsabilidade da Ordem dos Padres Servos de Maria. A atual capela e a parte de infra-estrutura do local (salão paroquial, centro social, entre outros) foram fundados em 1993. ?Quando a nova estrutura foi inaugurada, já se esperava que virasse uma paróquia. Mas isto dependia da aprovação do conselho provencial da Ordem dos Servos de Maria, que, este ano, aprovou a criação, após anos de pedidos do povo?, afirma o frei Valdir Borges, que amanhã será nomeado o primeiro pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja. Para ele, há uma grande mudança de sentimento quanto à criação da paróquia. ?Muda o sentido e isso é muito importante. Os fiéis vão se doar ainda mais?, acredita.

A nova paróquia vai atender 3 mil famílias em uma extensão de 30 quadras dentro do Bairro Alto. O trabalho social realizado pela capela terá continuidade nesta nova fase.

O centro social da paróquia possui mais de 30 grupos pastorais; atende 140 famílias com assistência; ensina à população noções de higiene e preparação de alimentos; e oferece cursos de computação, iniciação ao primeiro emprego, corte e costura, bordado, entre outros. A sala de reuniões da paróquia também é local de atendimento de médicos e enfermeiras do posto de saúde no bairro. ?Não podemos só cuidar da parte da fé. Precisamos aliar o pastoral com o social?, comenta Borges. A Paróquia Maria Mãe da Igreja está localizada na Rua Gastão Luis Cruls, 2235. É a paróquia número 158 sob competência da Arquidiocese de Curitiba. 

Voltar ao topo