Curitiba ganha estacionamento para bicicletas

A Praça Zacarias está ganhando um estacionamento de bicicletas (paraciclo). As equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba estão instalando os arcos que irão segurar as bicicletas.

Também ganharam o equipamento a praça Tiradentes e a sede da Prefeitura, no Centro Cívico. Estes três estacionamentos de bicicletas fazem parte de um conjunto de oito paraciclos que serão entregues neste primeiro semestre.

Nessa primeira etapa, os equipamentos estão sendo colocados em sete pontos estratégicos da cidade: Praças Osório, Zacarias, Tiradentes e Café do Estudante (Praça Leonor Twardowski), Palácio 29 de Março (Prefeitura), Assembleia Legislativa do Paraná e dois conjuntos na Câmara de Vereadores.

Os locais foram escolhidos em função da mobilidade. A ideia é deixar os paraciclos perto de câmeras de monitoramento da Guarda Municipal para evitar roubo de bicicletas, e também de comércio e de pontos culturais.

Cada local receberá um conjunto de cinco paraciclos. Em cada conjunto podem ser estacionadas 10 bicicletas de cada lado, totalizando uma capacidade para 80 bicicletas nos oito locais escolhidos.

Novos endereços – O Ippuc também já listou os próximos locais que receberão paraciclos numa segunda etapa: Mercado Municipal, Praças Rui Barbosa, Osvaldo Cruz, e Carlos Gomes, Passeio Público, Setor Histórico e Teatro Paiol.

Desenhado pelo setor de Mobiliário Urbano do Ippuc, os paraciclos em ferro galvanizado terão forma de arco, e receberão eletrostática para evitar ferrugem. Eles terão 1,6 de largura por 0,75 de altura. Pelo novo modelo, podem ser estacionadas duas bicicletas de cada lado.

Vermelho é a cor escolhida para o mobiliário como forma de identificação do equipamento. O piso em volta dos paraciclos também será demarcado em vermelho.