Curitiba forneceu 4 milhões de refeições/mês em 2002

A Prefeitura de Curitiba fornece gratuitamente, todos os meses, 4,3 milhões de refeições para crianças, idosos e carentes em escolas, creches e ações sociais desenvolvidas pela FAS – Fundação de Ação Social . Além das 1,4 milhão de refeições distribuídas às creches e das 2,8 milhões de merendas entregues às crianças da Rede Municipal de Ensino, outras 100 mil refeições são direcionadas aos programas sociais.

Todas as pessoas abordadas nas ruas pela equipe do Resgate Social, da FAS (Fundação de Ação Social), têm direito a alimentação caso queiram ser encaminhadas para outros projetos municipais. Enquanto aguardam os encaminhamentos necessários, recebem as refeições básicas (café da manhã, almoço ou jantar).

Uma das referências para a população de rua é a casa do projeto Mais Viver. São 60 leitos disponíveis para as pessoas que queiram passar a noite em um ambiente seguro. Ali são oferecidas quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Além disso, há assistência médica e odontológica, além de atividades que estimulem as pessoas a trocar a vida nas ruas pelo espaço na casa.

Mulheres com mais de 18 anos que tenham sido vítimas de abuso sexual podem ser atendidas na Pousada de Maria. Elas ? e os filhos com menos de 12 anos, se for o caso ? têm 90 dias para ficar na casa, até que seja concluído o processo de reinserção familiar. O encaminhamento é feito pela Central de Resgate Social. Elasrecebem cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e outro lanche opcional.

Algumas pessoas que decidem voltar para casa, mas aguardam encaminhamento, podem ficar em albergues. Um deles é o Lar Esperança. São 30 vagas, onde são oferecidos pouso, alimentação (quatro refeições ao dia) e condições de higiene. Há ainda outros albergues. A população de rua com mais de 65 anos é encaminhada para o Recanto Tarumã. Há vagas para cerca de 23 pessoas diariamente, com quatro refeições.

Viciados em drogas e alcoolistas podem ser encaminhados para dois locais: o Albergue Padre João Ceconelo, que oferece pouso e 4 refeições por dia, para 100 pessoas; e a Fazenda Solidariedade, que oferece condições de trabalho e alimentação para cerca de 300 homens.

Voltar ao topo