Começa nesta sexta-feira (21), abrangendo Curitiba e os municípios da Região Metropolitana, a 1ª rodada de Fóruns Regionais de Cidades Digitais, que têm como objetivo estimular o surgimento de localidades no Paraná que ofereçam o sinal gratuito de internet à população.

continua após a publicidade

As inscrições para os eventos, promovidos pela Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.participacaopolitica.org.br. O Fórum de Curitiba e RMC será realizado no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341), às 13h30.

Na próxima terça-feira (25), o Fórum de Cidades Digitais acontecerá em Tibagi, compreendendo as localidades que integram a AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais). De acordo com o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, “a ideia destes fóruns regionais é que prefeitos e participantes aprofundem as discussões e possam sair dali com ideias para fazer o planejamento para implantação no seu município de fato”.

O encontro desta sexta em Curitiba reunirá os municípios que integram a ASSOMEC (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba). Segundo Edison Lara, coordenador da ASSOMEC, a principal contribuição da entidade está sendo o estímulo à participação do poder público.

continua após a publicidade

“Nós da ASSOMEC estamos contribuindo no sentido de orientar os prefeitos quanto à importância de sua participação no evento, uma vez que Cidade Digital é um tema em voga e que chama muita atenção do poder público, pelas inúmeras possibilidades que oferece. Acreditamos que um dos principais pontos positivos do fórum será a possibilidade de sanar as dúvidas sobre o assunto”, disse.

O fórum regional de Curitiba também conta com o apoio da Caciaspar (Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Sudoeste do Paraná). Arthur Passos, vice-presidente jurídico da organização, declarou-se entusiasmado com o tema Cidade Digital.

continua após a publicidade

“Hoje em dia, quem não tem acesso à internet fica a margem de muita coisa que acontece na sociedade. Faço sempre questão de repassar informações pertinentes ao tema a todas as associações comerciais porque no dia que conseguirmos conectar todos, do poder público a sociedade civil, em torno de uma cidade verdadeiramente digital, a resolução dos problemas será mais rápida, fácil e menos burocrática”, afirma.

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), assim como a Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (ACAMPAR) e a Secretaria Municipal para Assuntos Metropolitanos (SMAM), também são parceiras da iniciativa. O superintendente da FACIAP, Márcio Vieira, destacou a importância da inclusão digital para que se “crie um ambiente mais competitivo para as pequenas e médias indústrias”.

“Falar de Cidade Digital é falar também de inclusão produtiva, dar condições para que os empreendedores ou aqueles que desejam tornar-se um tenham uma ferramenta que possibilite ampliar o seu negócio, tendo acesso à informação, ao mercado globalizado, podendo divulgar e comercializar seus produtos. Isso gera renda e permite a manutenção de empregos no âmbito local. Nosso grande desafio é a convergência de ações para incluir as pessoas nesse cenário globalizado”, diz Vieira.

Do surgimento dos Fóruns

Os eventos são desdobramentos do 3º Congresso da RPP, realizado no dia 14 de setembro, em Curitiba, e que reuniu cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, vereadores, academia, empresários e representantes de Executivos Municipais. O Congresso também trouxe à Curitiba a secretária de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, o diretor geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Jamil Abdanur, além de representantes de BNDES e BRDE. Atualmente, o Paraná conta com cerca de 20 municípios, que ao disponibilizar o acesso gratuito aos seus moradores, vêm sentindo impactos na qualidade de vida de seus munícipes e no consequente desenvolvimento da cidade.