Curitiba é escolhida para sediar conferência de saúde

Curitiba sediará, em 2016, a 22.ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, promovida pela União Internacional de Promoção de Saúde e Educação em Saúde (IUHPE). A capital paranaense foi selecionada em uma disputa com Durban, na África do Sul, e Taiwan, na China. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (03), em Paris, na França. Esta será a primeira vez que a conferência será realizada em uma cidade latino-americana. Entre os critérios de seleção da cidade-sede, foram consideradas as ações desenvolvidas na área da saúde e o reconhecimento pelas respostas inovadoras na construção de políticas públicas integradas voltadas para o desenvolvimento humano sustentável, com impacto na saúde e na qualidade de vida.

 

A União Internacional de Promoção de Saúde e Educação em Saúde, instituição ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), é o organismo responsável por fomentaro debate e propor diretrizes para a saúde em todo o mundo.

 

O evento deve ocorrer entre os meses de maio e agosto de 2016 e vai reunir cerca de 2,5 mil profissionais da área da saúde, entre pesquisadores, gestores e a comunidade científica mundial. Para o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, a escolha de Curitiba para sediar um evento desse porte mostra o reconhecimento internacional das políticas públicas desenvolvidas na área da saúde na cidade. “É um evento muito importante para toda a área da saúde, pois ele pauta as diretrizes internacionais nessa área. A estruturação da política pública da cidade e do país é fundamental para definir a cidade-sede, que serve de exemplo para todos os participantes da conferência”, enfatizou.

Massuda destacou também a importância do planejamento urbano da cidade para sediar o evento. “Serão mais de 2,5 mil participantes, além de todos os profissionais envolvidos na organização da conferência. Para que o evento seja bem sucedido, é importante contar com uma boa infraestrutura urbana. E Curitiba se destaca nesse ponto também”, salientou.

A Conferência Mundial de Promoção da Saúde é realizada a cada quatro anos e a última edição aconteceu em agosto deste ano, em Pattaya, na Tailândia.