Curitiba é a mais digital das cidades, aponta estudo

Levantamento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) aponta Curitiba como a cidade mais digital do País. A cidade lidera o ranking nacional à frente de outros 99 municípios avaliados. O estudo, divulgado ontem, tem parceria com a Momento Editorial. A edição deste ano classificou as cidades de acordo com o grau de acesso à internet e nível dos serviços digitais fornecidos a seus habitantes, numa espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, em vez de indicadores sociais, tem como enfoque a cidadania digital.

“Há, visivelmente, aumento dos investimentos em digitalização”, comenta Fátima Fonseca, editora executiva da Momento Editorial. Investimentos somados à prioridade à digitalização de processos e serviços explicam a evolução de alguns municípios no ranking. É o caso de Curitiba, que saiu do 2.º lugar, em 2011, para a liderança do Índice Brasil de Cidades Digitais neste ano.

Avanços

A edição deste ano mostrou que boa parte dos municípios analisados conseguiu avançar de posição. “Muitos municípios avançaram na cobertura do acesso à internet e outros passaram a oferecer mais serviços de educação e segurança. Apesar desse avanço, ainda estamos distantes do estágio pré-integrado (equivalente ao nível quatro de cidadania digital), que requer uma boa integração entre as plataformas de serviços municipais, estaduais e federais”, disse Graziella Cardoso Bonadia, coordenadora da pesquisa.

Voltar ao topo