Curitiba dará início a maior mobilização de sua história no enfrentamento às drogas. Para isso, a cidade convocou a Liga do Bem, movimento que reunirá poder público, setor privado, forças de segurança, Judiciário, Legislativo, sociedade organizada e as famílias curitibanas. A Liga do Bem será apresentada pelo prefeito Luciano Ducci nesta segunda-feira (2), às 14h30, no Salão de Atos do parque Barigui.

continua após a publicidade
A  Liga do Bem vai partir de ações já existentes, como as atividades educativas do pograma Adolescente Saudável e os cuidados aos pacientes dos centros de Assistência Psicossocial (CAPS), o acolhimento feitos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), projetos da Guarda Municipal  e as iniciativas da Secretaria Antidrogas Municipal, onde se destacam os programas Bola Cheia, Papo Legal e Cão Amigo.
 
Com base no que já é feito, a Liga do Bem vai trabalhar com três grandes eixos: prevenção, cuidado e autoridade, com a participação de todas as secretarias municipais e parceiros. No terceiro eixo, entram as ações de combate às drogas coordenadas pela forças de segurança do Município e do Estado em parcerias já existentes, como na implantação das Unidades do Paraná Seguro (UPS).
 
O plano da Liga do Bem inclui ampliação do atendimento de quatro CAPS, transformando-os em CAPS 3, com atendimento 24 horas e 20 vagas de acolhimento. Será criada a Casa de Acolhimento Transitório, para crianças e adolescentes, permanência do consultório de rua e contratação de vagas em comunidades terapêuticas para adultos, crianças e adolescentes.
 
A Prefeitura investirá recursos próprios no plano e terá a parceria do governo federal em algumas ações. Com recursos de emendas parlamentares, está previsto um reforço nas ações de prevenção e novas iniciativas, como a criação da Rede Familiar de Prevenção às Drogas/Mães contra o Crack e amplo trabalho na rede municipal de ensino. 
 
Serão criados o Comitê Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas e Reinserção Social de Uuários e Familiares e comitês com o mesmo propósito em cada uma das Regionais da cidade.A Prefeitura irá investir também na qualificação profissional de servidoes na temática drogas em todos os órgãos da administração municipal.

continua após a publicidade