Curitiba convoca Liga do Bem na luta contra as drogas

Curitiba dará início a maior mobilização de sua história no enfrentamento às drogas. Para isso, a cidade convocou a Liga do Bem, movimento que reunirá poder público, setor privado, forças de segurança, Judiciário, Legislativo, sociedade organizada e as famílias curitibanas. A Liga do Bem será apresentada pelo prefeito Luciano Ducci nesta segunda-feira (2), às 14h30, no Salão de Atos do parque Barigui.

A  Liga do Bem vai partir de ações já existentes, como as atividades educativas do pograma Adolescente Saudável e os cuidados aos pacientes dos centros de Assistência Psicossocial (CAPS), o acolhimento feitos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), projetos da Guarda Municipal  e as iniciativas da Secretaria Antidrogas Municipal, onde se destacam os programas Bola Cheia, Papo Legal e Cão Amigo.
 
Com base no que já é feito, a Liga do Bem vai trabalhar com três grandes eixos: prevenção, cuidado e autoridade, com a participação de todas as secretarias municipais e parceiros. No terceiro eixo, entram as ações de combate às drogas coordenadas pela forças de segurança do Município e do Estado em parcerias já existentes, como na implantação das Unidades do Paraná Seguro (UPS).
 
O plano da Liga do Bem inclui ampliação do atendimento de quatro CAPS, transformando-os em CAPS 3, com atendimento 24 horas e 20 vagas de acolhimento. Será criada a Casa de Acolhimento Transitório, para crianças e adolescentes, permanência do consultório de rua e contratação de vagas em comunidades terapêuticas para adultos, crianças e adolescentes.
 
A Prefeitura investirá recursos próprios no plano e terá a parceria do governo federal em algumas ações. Com recursos de emendas parlamentares, está previsto um reforço nas ações de prevenção e novas iniciativas, como a criação da Rede Familiar de Prevenção às Drogas/Mães contra o Crack e amplo trabalho na rede municipal de ensino. 
 
Serão criados o Comitê Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas e Reinserção Social de Uuários e Familiares e comitês com o mesmo propósito em cada uma das Regionais da cidade.A Prefeitura irá investir também na qualificação profissional de servidoes na temática drogas em todos os órgãos da administração municipal.
Voltar ao topo