Mobilidade urbana

Curitiba apresenta projeto de plano cicloviário

A prefeitura de Curitiba apresentou na tarde desta sexta-feira (06) as diretrizes e os investimentos para o Plano Diretor Cicloviário. A ideia é criar 300 km de ciclovias na cidade e humanizar os espaços públicos, com a criação da Via Calma, a elaboração da microrrede de ciclovias na CIC, que deverá interligar os bairros da regional, circuito interparques, vias cicláveis por toda a cidade, além de paracilcos.

 O plano foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e deve contar com investimento de R$ 90 milhões até 2016. “Estamos dando um importante passo na consolidação da bicicleta como modal de transporte, levando as vias cicláveis não somente às áreas mais centrais, mas também em direção à região sul do município, onde muitos trabalhadores utilizam a bicicleta como meio de transporte diário”, comentou o prefeito Gustavo Fruet.

Compartilhamento

Do total de quilômetros planejados para a criação de ciclovias, 90 km serão constituídos por ciclorrotas, ou seja, vias que serão compartilhadas entre veículos e bicicletas, obviamente, cada qual com seu espaço específico. Já nas chamadas vias calmas, os veículos deverão trafegar em baixa velocidade, priorizando o fluxo de ciclistas.

Durante o anúncio do projeto, foi formalizada a parceria entre o Ippuc e o grupo de cicloativistas Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu). A intensão é criar um novo relacionamento entre o poder público e a sociedade civil organizada. Com isso, será possível identificar problemas e buscar soluções e alternativas com maior facilidade, atendendo às demandas necessárias.