Caçadores de Notícias

Cultura e lazer alinhados em bosque na RMC

Frequentadores do Bosque Municipal de Pinhais podem aliar os momentos de lazer com a cultura. Cerca de 200 livros de literatura estão disponíveis para quem passa pelo espaço. A iniciativa faz parte do projeto Bosque Literário, desenvolvido pelo departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Pinhais. A consulta e o empréstimo de livros acontecem a cada 15 dias, aos domingos, entre 13h e 17h. Também ficam disponíveis jornais do dia e revistas semanais e mensais para leitura no local.

Os bibliotecários Elaine Biss e Luis Armando Andreoli, idealizadores do projeto, contam que o Bosque Literário está funcionando desde março. “As pessoas hoje ficam muito na frente do computador. Pensamos em trazer os livros para o bosque para incentivar o hábito da leitura”, afirma Elaine.

Interação

Os livros são consultados por frequentadores de diferentes idades. “Este é um momento de interação entre leitura, cultura, família e a natureza”, comenta a bibliotecária. Apesar do pouco tempo de implantação, os idealizadores já perceberam que muitas pessoas voltam para consultar ou emprestar livros.

Facilidade no acesso

Joyce Carvalho
Carlos levou a filha Camile.

Os livros disponíveis no projeto Bosque Literário fazem parte do excedente dos acervos das bibliotecas do município, gerado pela doação de títulos iguais pela população. Os livros foram destinados ao projeto para que não fiquem parados nas bibliotecas. O projeto ainda tem como objetivo a desburocratização nos empréstimos dos livros. “Facilitamos o acesso. Quem quiser emprestar o livro pode fazer tranquilamente, sem a necessidade de comprovante de endereço, por exemplo. Basta informar o nome e telefone para contato”, explica Luis Armando. O pedreiro Carlos de Freitas levou ontem a filha Camile, de 10 anos, ao Bosque Municipal de Pinhais e encontrou o projeto. “É uma boa iniciativa, principalmente para quem gosta de ler. Minha filha se interessa muito pelos livros”, conta. Camile escolheu um e fez o empréstimo.

Prazo

O empréstimo vale por 15 dias. O livro retirado no bosque deve ser devolvido no mesmo local. Os interessados podem levar até dois títulos por vez. Mais informações pelo telefone 3912-5637.