Cuidados no manuseio de alimentos evitam doenças

Ao preparar e manusear os alimentos, todo cuidado é pouco para evitar contaminação. Cuidados básicos, como respeitar as indicações dos rótulos e sempre lavar muito bem as mãos, podem diminuir os riscos para a população.

O chefe da Vigilância Sanitária de Alimentos da Secretaria de Estado da Saúde, Ronaldo Trevisan, conta que as possíveis contaminações podem ocorrer em todas as fases da preparação dos alimentos, inclusive na matéria-prima.

Ele cita o exemplo da salmonela, presente no ovo: “Quando se manipula o ovo contaminado e depois outro alimento, sem nesse meio tempo lavar as mãos, a pessoa pode contaminar os outros”, comenta.

Trevisan explica que os alimentos também podem ser contaminados na aplicação inadequada de frio ou calor. “A comida precisa ser consumida imediatamente após o preparo”, recomenda. “Se as bactérias estiverem presentes na comida, elas vão começar a proliferar quando o alimento perder calor. As altas temperaturas ajudam a matar as bactérias ou fazer com que fiquem inativas”.

No caso dos alimentos conservados em estufas ou refrigeradores, os responsáveis devem seguir as temperaturas corretas (entre 60 e 70ºC para as comidas quentes e menos de 10ºC para as frias). “A exposição do alimento também é um item a ser observado. Ele deve ficar na estufa por, no máximo, duas horas. Depois, precisa ser descartado”, ensina.

O representante da Vigilância orienta os consumidores a prestar atenção nos bons hábitos de higiene das pessoas e do próprio estabelecimento. Em casa, a pessoa deve adquirir produtos com inspeção federal, estadual ou municipal, principalmente as carnes. Outro cuidado deve ser observado no descongelamento desse tipo de alimento: “Ele deve ser descongelado de maneira lenta. A carne deve sair do congelador para a geladeira um dia antes de seu preparo”, ressalta.

Além disso, é necessário abrigar os alimentos em locais próprios, lavar muito bem as mãos antes de mexer com a comida e lavar os próprios alimentos, principalmente hortaliças, frutas e legumes. Uma receita é passá-los em água corrente e depois deixá-los em uma vasilha com uma colher de sopa de água sanitária e um litro de água durante 15 minutos, no mínimo. Qualquer caso de intoxicação alimentar, mesmo dentro de casa, deve ser comunicado para a Vigilância Sanitária municipal (fone 156), para evitar surtos de doenças relacionadas com a contaminação.

Voltar ao topo