Fuja Loco

Cuidado com as ‘fake news’: vídeo das Cataratas interditadas não é de 2019!

Cheia das Cataradas é fake. Foto: Reprodução

Cuidado com as Fake News! Todo mundo já conhece esse termo, que traduzido do inglês vira “Notícias Falsas“. Nesta sexta-feira (31) um vídeo de 2014 viralizou em redes sociais e no WhatsApp mostrando que as fortes chuvas daquele ano deixaram as Cataratas do Iguaçu com altíssimo volume de água. Mas o vídeo NÃO É ATUAL, portanto, não é uma consequência das fortes chuvas que atingiram Curitiba e região desde quinta-feira (30).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Vejam o mesmo vídeo, postado no dia 10 de junho de 2014 no Youtube:

A reportagem da Tribuna do Paraná entrou em contato com o departamento de comunicação das Cataratas do Iguaçu S.A., que confirmou tratar-se de um vídeo verdadeiro, porém gravado no ano de 2014. na ocasião foram registrados 46 milhões de litros de água por segundo e nesta sexta-feira “apenas” 3 milhões.

Fique por dentro: Veja aqui o link da matéria da época, quando a vazão foi a maior da história.

Um simples telefonema  esclareceu as dúvidas que surgiram de vários leitores. Essa história merece o selo FUJA LOCO da Tribuna para Fake News.

cataratas-fake2

 

Famílias pedem ajuda após chuva devastadora na Região Metropolitana de Curitiba