Quem frequenta os cinemas 3D deve tomar alguns cuidados em relação à higiene dos óculos. Nos últimos dias, algumas pessoas têm procurado os consultórios médicos de oftalmologistas em Curitiba com queixas de sintomas de conjuntivite.

continua após a publicidade

No consultório da presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec), Tânia Schaefer, pelo menos quatro pacientes foram atendidos com os sintomas e relataram à médica que estiveram em cinemas 3D.

“Não podemos afirmar com certeza se esses pacientes contraíram a doença no cinema, mas tudo indica que sim”, afirmou a médica. Segundo ela, no consultório de colegas oftalmologistas também tem aparecido casos semelhantes. “Me parece que os cinemas estão se adequando às recomendações da Vigilância Sanitária, e a tendência é diminuir o número de casos”, comentou.

O diretor do Centro de Saúde Ambiental, que faz parte da Vigilância Sanitária de Curitiba, Sezifredo Paz, informou que desde o ano passado a Vigilância está atenta aos cinemas 3D.

continua após a publicidade

Segundo ele, na semana passada (dias 6 e 7 de março) uma equipe visitou todos os cinemas 3D da cidade, e a conclusão é animadora. “Todos fazem a desinfecção”, afirmou ele.

Porém, Paz informou que em uma inspeção apenas não é possível saber detalhes do processo de desinfecção, e por isso os responsáveis pelos cinemas terão que apresentar um relatório à Vigilância explicando a rotina de desinfecção e os procedimentos utilizados.

continua após a publicidade

“Precisamos saber em detalhes que tipo de produto é usado, por quanto tempo, qual é a orientação dada aos funcionários que manuseiam os óculos, entre outros pontos”, comentou Paz.

Para Tânia, independente de qualquer coisa, o mais importante é alertar os usuários quanto à higiene adequada dos óculos. “Alguns locais têm sistemas de esterilização. Porém, recomendo que as pessoas observem como os óculos foram acondicionados, como eles chegam na mão da pessoa. É possível também carregar o álcool 70 e passar com um lencinho nos óculos”, explica. Além da conjuntivite, doenças de pele também podem ser transmitidas pelos óculos 3D que não estiverem devidamente higienizados.

Em relação à conjuntivite, é a do tipo virótica, a mais agressiva, que pode ser pega nos óculos 3D. Os sintomas da doença são sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão, fotofobia, lacrimejamento e inchaço nas pálpebras. A cura da inflamação pode levar semanas, e a pessoa tem que ser afastada porque a doença é contagiosa.