Cruzamentos do Centro bloqueados

Os cruzamentos da rua Cândido Lopes com as ruas Ébano Pereira e Ermelino de Leão, no centro da cidade, serão bloqueados ao trânsito no próximo domingo (20) das 12h às 20h. O bloqueio faz parte da operação especial da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A para os jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, vão reforçar o monitoramento nos dias de jogos da seleção brasileira no centro, nas ruas do entorno e em ruas e avenidas onde há maior concentração de torcedores.

No domingo o jogo será, a partir das 15h30, entre Brasil e Costa do Marfim e poderá ser assistido no telão montado pela Prefeitura na Boca Maldita. Os agentes vão monitorar o centro e as ruas de maior movimento, antes, durante e depois do jogo.

Durante o jogo, parte dos agentes também ficará reunida na sala do Estacionamento Regulamentado (EstaR), na Rodoferroviária, pronta para atender eventuais emergências, mas saindo para reforçar o atendimento nas ruas cerca de 15 minutos antes do encerramento do jogo. Durante o jogo do último dia 15, foram registradas pelo 156, e atendidas pelos agentes, apenas duas ocorrências de estacionamento proibido.

O monitoramento também se estenderá, das 14h às 20h, ao parque Barigui, tradicional ponto de encontro da população para o lazer e comemorações. Aos domingos, a Diretran já realiza trabalho preventivo, orientando motoristas que trafegam com excesso de velocidade.

Durante a última terça-feira (15), a Diretran, atuando em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar, registrou irregularidades como o transporte de pessoas na caçamba de veículos utilitários, falta de uso do cinto de segurança ou então pessoas com parte do corpo fora da carroceria, a título de comemoração.

Os motoristas foram orientados para o fato de que, além do risco de acidentes, estas são infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O transporte de pessoas em carroceria de utilitários é infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira e multa atualmente em R$ 191,54, prevista no artigo 230 do Código de Trânsito.