Caçadores de Notícias

Cruzamento no Bairro Alto é palco de acidentes

A esquina das ruas José de Oliveira Franco e José Veríssimo, no Bairro Alto, tem sido alvo de duras críticas por parte dos moradores da região, que frequentam o comércio localizado no cruzamento. Além de uma agência bancária, o local também conta com farmácias, restaurantes, lojas de roupas, colégios e uma unidade de saúde. Segundo a vizinhança, as vias se tornam perigosas devido às conversões que os ônibus das linhas Interbairros III e Ligeirinho Bairro Alto-Santa Felicidade.

Segundo Ademir  Alves Tremura, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Bairro Alto, o alto tráfego de veículos e o grande fluxo de pedestres tornam o cruzamento perigoso. “O que queremos é que as rotas dos ônibus sejam um pouco alteradas. O Interbairros III, por exemplo, naquela região faz três conversões em 90 graus, sendo que se ele entrasse uma quadra antes para evitar o cruzamento, faria apenas uma vez esse tipo de conversão, que é sempre perigosa”, afirma.

Dona Márcia Regina de Oliveira, proprietária de uma pequena loja de produtos de limpeza na Rua José de Oliveira Franco, conta que o cruzamento também é palco de diversos acidentes. “Volta e meia escutamos o barulho da batida e, quando vamos correr pra ver, lá está um ônibus envolvido”, diz.

Ainda de acordo com o presidente do Conseg, essa é uma luta antiga dos moradores da região. “Já entramos diversas vezes com pedidos na prefeitura para que haja essa pequena mudança na rota dos ônibus, mas até agora não tivemos sucesso”, conta Tremura.

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) informou que não há nenhum projeto relacionado às mudanças dos itinerários dos ônibus e que o cruzamento suporta a demanda de tráfego do cruzamento.