Cruzamento campeão em acidentes

O cruzamento entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Mariano Torres, no Centro , é o campeão em número de acidentes de trânsito em Curitiba. Somente até maio, segundo dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), foram registrados 23 acidentes no local. Em segundo lugar no ranking do BPTran está o cruzamento entre a Avenida Afonso Camargo e a Rua Doutor Faivre. Em terceiro da Avenida Comendador Franco e Rua Doutor Alcides Vieira Arcoverde. No mesmo período, os o segundo e o terceiro, juntos, registraram o mesmo número de acidentes que o cruzamento da Sete com a Mariano.

O funcionário da Companhia Comercial de Máquinas-que fica exatamente na esquina mais perigosa de Curitiba-, Nilson Santos, explicou que os acidentes no local são realmente constantes. Ele afirmou que várias ações como colocação de tartarugas e pinturas de novas faixas já foram feitas, mas não renderam o efeito necessário. “Acho que para solucionar o problema só mesmo a construção de um viaduto”, pediu Santos.

José Gonçalves Soares, que trabalha na mesma empresa que Santos, contou que os grandes problemas são as conversões proibidas. “Elas são proibidas, mas acontecem à todo momento. Já cansei de ver tantos acidentes aqui”, relatou Soares. Ele explicou que a maioria dos casos acontece quando o carro na pista do lado direito da Mariano Torres entra à esquerda, exatamente no cruzamento, o que é proibido. O correto é ele seguir alguns metros a mais e entrar na outra pista através de uma abertura que há no canteiro, cerca de 60 metros à frente.

Preocupação antiga

Conforme a chefe do Setor de Operação do Trânsito da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), Guacira Camargo Civolani, a preocupação com o cruzamento é antiga. Segundo ela, no ano passado foi feita toda uma nova sinalização do local, mas os motoristas continuam desatentos. “Existem dois problemas: a desatenção e a falta de respeito à sinalização”, disse Guacira. “Somente a educação no trânsito pode solucionar em definitivo a questão.” Ela alega que a Diretran realiza constantemente campanhas de educação no trânsito em toda cidade.

Voltar ao topo