Cristãos comemoram o Dia de Reis

Os cristãos comemoram amanhã a Epifania de Jesus, chamada popularmente de Dia de Reis. A festa é uma das mais antigas da Igreja Católica.

A Epifania e o Natal estavam ligados às comemorações do solstício de inverno no Hemisfério Norte: Natal, segundo o calendário juliano, e a Epifania, segundo o calendário egípcio. É por esse motivo que o nascimento do Cristo foi durante muito tempo festejado pelos cristãos no Oriente (Jerusalém) no dia 6 de janeiro.

De acordo com a tradição, nesse dia, depois de uma longa viagem guiada por uma estrela, os reis magos chegam a Belém para adorar o menino Jesus. Eles trazem três presentes, cada um com um simbolismo diferente: ouro (símbolo de virtude); incenso (símbolo de oração) e mirra (goma aromática extraída de um arbusto – símbolo do sofrimento). Segundo dom Ladislau Bienarski, bispo-auxiliar de Curitiba, embora o Dia de Reis seja oficialmente comemorado na segunda-feira, as paróquias fazem hoje uma programação especial para a data.

Grupos folclóricos se reúnem em Campo Mourão

Campo Mourão promove hoje, a partir das 20h, o 2.º Encontro de Reisado. Será na Praça São José e terá a participação de cinco companhias de Folia de Reis: Bandeira da Paz, São João Batista, Estrela do Oriente, Estrela do Guia e Bandeira Um. À frente da promoção está a Fundação Cultural do município.

Resgatar a expressão máxima da Festa do Reisado, enfocando o espírito religioso e folclórico da Folia de Reis, constitui-se no principal objetivo do evento. Cada companhia apresentará uma das partes que constam do Reisado: despedida da família para iniciar a peregrinação, chegada à uma residência e pedido de autorização para entrar, bênção da casa visitada pela bandeira, pedido de esmola (oferta), agradecimento da oferta, despedida dos anfitriões que recebem a bandeira, encontro de duas bandeiras, chegada na residência depois da peregrinação, início da Festa do Reisado, mesada dos anjos, das virgens, dos velhos e geral.

A promoção tem o apoio da Catedral de São José e as companhias receberam kits de materiais de apoio ? no valor de R$ 200,00 cada ? oferecidos pela administração municipal. Foram entregues cordas de viola, fitas, pandeiros e até roupas para os integrantes das companhias. Estar devidamente uniformizadas é uma das exigências impostas no regulamento às companhias, que não poderão exceder o tempo de 10 minutos para a apresentação. Todas as companhias tiveram ainda que obter a permissão da Igreja Católica e na véspera do Natal foram abençoadas pelo padre Ademar Lins.

Ontem, às 16h, as companhias fizeram ensaio geral, em frente ao Paço Municipal 10 de Outubro.

A programação de hoje começa com a reunião das companhias em frente à Prefeitura. Às 20h15, começa a procissão dos grupos até o presépio vivo, montado na Praça São José. Na seqüência, as companhias farão as apresentações.

Voltar ao topo