Crianças terão centros de saúde mental

Curitiba vai ter duas unidades especializadas em saúde mental para atender exclusivamente crianças e adolescentes. O município está entre os beneficiados com a criação, pelo Ministério da Saúde, de mais setenta unidades do Centro de Atenção Psicossocial para a Infância e Adolescência (Capsi) no Brasil, até dezembro de 2004.

Atualmente, o País tem 36 Capsis, que prestam serviço a um público de 11.367 crianças e adolescentes. A estimativa é de que mais 31,5 mil crianças sejam atendidas nos novos postos. Para implementar a medida, o Ministério da Saúde vai destinar aos estados R$ 13,38 milhões.

Segundo a Federação Mundial de Saúde Mental (FMSM), estima-se que de 10% a 20% da população de crianças e adolescentes sofram de transtornos mentais, sendo que entre 3% a 4% necessitam de tratamento intensivo. Os problemas mais graves nesta população, de acordo com a FMSM, são: transtornos de ansiedade, psicoses infantis, deficiência mental e autismo. Apesar de não existirem estudos que retratem fielmente a realidade nacional, o Brasil segue a tendência mundial.

O atendimento nos Capsis reforça a assistência extra-hospitalar qualificada. Os portadores de transtornos mentais continuam recebendo atendimento especializado, sem que para isso precisem ficar internados e afastados do convívio familiar. Os Capsis fazem parte de uma rede de atenção psicossocial que hoje conta com 448 centros distribuídos pelo país.

Voltar ao topo